Como Abrir Uma Franquia: O Que Você Deve Saber

  • Compartilhe:
  • Publicado em
    Atualizado em
Como abrir uma franquia de sucesso

Se você nunca passou pelo processo de lançar seu próprio negócio, ou mesmo se você é novato em começar uma franquia, provavelmente terá algumas preocupações para resolver antes de se comprometer. Descubra como abrir uma franquia de sucesso!

Primeiramente, é importante saber que não existe uma empresa perfeita e que não necessite de esforço. Para ter certeza de que você será bem sucedido no processo de como abrir uma franquia, aplique essas dicas e faça seu negócio crescer e se destacar dos concorrentes.

1. Quais os benefícios de iniciar uma franquia

  • Você pode expandir seus negócios no seu próprio ritmo;
  • Geralmente, você pode definir seu próprio horário. Não seria maravilhoso trabalhar apenas quando você quiser? Quando você é seu próprio patrão, você decide quando trabalhar e quando descansar. Contudo, em alguns casos, é uma exigência que o franqueado esteja integralmente dedicado e presente na operação;
  • Assuma o controle total do seu futuro. Ser seu próprio patrão permite que você cuide do seu futuro. Você não tem que esperar para ser promovido ou para um superior perceber o trabalho duro que você está fazendo;
  • Jogue com seus pontos fortes e saiba mais sobre suas fraquezas. Ser seu próprio patrão significa que você se concentra nas coisas em que é bom e pula as coisas que não é. Ser seu próprio patrão permite que você veja quais são seus pontos fortes e quais são seus pontos fracos.

2. Como abrir uma franquia: custos iniciais

Quanto custa

Obviamente, começar uma franquia não será gratuito. É melhor que você possa financiar suas taxas de franquia, ou pelo menos parte dela, antes de começar.

Mas se você tiver uma ideia completa do que deseja fazer com sua franquia, como ela será lucrativa e como progredir, você poderá se candidatar para um empréstimo.

3. Transição do seu antigo emprego

Deixando o seu salário confiável para trás e embarcando no caminho do empreendedorismo, você pode se sentir assustado, especialmente se você está investindo uma parte significativa de suas economias na empresa.

Mas você deve entender um dos principais benefícios de começar uma franquia: você estará em alta velocidade.

Portanto, se você estiver preocupado com as finanças, acumule economias, obtenha um empréstimo maior ou continue trabalhando em seu emprego atual em conjunto com seu novo negócio por um tempo.

Dependendo do tipo de franquia em que você investe, é possível começar em regime de meio expediente para que você possa expandir sua pequena franquia, enquanto ainda recebe o pagamento do seu emprego atual.

4. Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Para começar o transcurso de como abrir uma franquia você deve prezar pelo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, desde que você se esforce para encontrar funcionários sólidos e delegar responsabilidades de forma adequada.

Não há conflitos de agendamento ou período de férias desfavorável quando você é o chefe. Basta estabelecer regras: horários para receber chamadas, horários para checar e-mails de trabalho, etc. Você é o chefe!

5. Como abrir uma franquia: Marketing

Se você nunca teve que lidar com marketing, isso pode ser uma parte assustadora. Mas não se preocupe! Alguns dos trabalhos mais difíceis já serão feitos pela matriz.

6. Como abrir uma franquia: Logística

Outra parte assustadora de começar um negócio com experiência mínima é a logística, mas, novamente, isso é tratado pela maioria das franquias.

Você não precisa descobrir onde obter tudo para o seu negócio porque seu franqueador tem uma logística estabelecida, ou pode aconselhá-lo sobre onde conseguir tudo que você precisa para fazer seu negócio funcionar.

Uma vez que você tenha uma compreensão mais firme sobre as coisas, poderá fazer as pequenas melhorias, com o aval da franqueadora, que as empresas acham tão cruciais para melhorar o negócio.

7. Franqueados tem um conjunto de regras que devem seguir

Como abrir uma franquia e ser franqueado

Embora cada franquia seja um negócio independente, todas as suas decisões de negócios não são independentes.
Franqueados são obrigados a seguir um conjunto específico de diretrizes, a fim de permanecer conectado à franquia.

8. Como abrir uma franquia: Examine bem

Antes de começar a examinar uma franquia, você precisa ter certeza de que, no mínimo, estará oferecendo um produto ou serviço que estaria interessado em vender.

Como tal, você precisa considerar que tipo de empresa deseja fazer parte e qual tipo você não deseja.

Decidido isto, é preciso ir em busca das marcas que atuam através do franchising.

Encontre as marcas e analise todos os pontos, como por exemplo, valor de investimento, valor de capital de giro e demais taxas, entre outros. Compare-as e mantenha o foco da sua pesquisa nas franquias que mais se adequam às suas expectativas.

Sites como o Espaço Franquias, são importantes na sua pesquisa. Pois você poderá ver informações em relação aos valores, suporte, vantagens, diferenciais competitivos, etc. Além disso, poderá entrar em contato com as franquias, a fim de confirmar as informações e esclarecer dúvidas.

Entre os itens que mais devem ser levados em consideração na hora de escolher uma franquia, estão:

  • Preferência pessoal – Defina o tipo de negócio que você deseja abrir. Por exemplo, você quer abrir uma franquia de restaurante, cursos, consultoria ou na área de beleza e saúde?
  • Modelo de negócio -Existem inúmeros formatos de negócio, podendo ser uma loja em shopping, quiosque, loja de rua, sala comercial, home office ou home based, delivery, etc;
  • Valor da franquia – Com quais custos você pode arcar? A sua saúde financeira é compatível com o valor pedido pela franquia que pretende abrir?

9. Você precisa saber se a marca da empresa é ou não respeitável

Embora um negócio de franquia seja geralmente bastante conhecido dentro das áreas em que seus franqueados operam, isso não significa que ele tenha uma boa imagem de marca.

Uma marca de franquia ruim pode significar desgraça para o seu próprio negócio antes mesmo de abrir suas portas.

Como tal, você deve dar uma boa olhada na reputação de uma franquia em potencial, antes de se inscrever para trabalhar com eles.

Se a franquia tem uma reputação de mau atendimento ao cliente ou valor de produto ruim, então você não deve considerar fazer parte da franquia.

10. Determine se os requisitos do franqueado da empresa funcionam pra você

Identificar a opção ideal

Cada franquia tem um sistema exclusivo para garantir que cada um de seus franqueados esteja alinhado com a marca da empresa.

Portanto, você precisa dar uma olhada nesses requisitos e garantir que eles sejam bons para permitir que você administre uma empresa.

Cada franquia tem suas próprias regras. Entenda as regras e tenha certeza de que você pode cumpri-las.

11. Pesquise sobre a concorrência com outros franqueados

Embora uma franquia possa estar disposta a permitir que dois franqueados operem na mesma área para impulsionar suas próprias oportunidades de negócios, isso não necessariamente o beneficiará.

Você pode fazer o que puder para superar seus concorrentes, mas há pouca ação que você pode tomar para combater um concorrente operando sob o mesmo nome de marca que o seu.

Como franquia, você não pode necessariamente dizer que suas ofertas ou negócios se destacam da concorrência, pois serão os mesmos.

Como tal, vale a pena garantir que um franqueado concorrente não esteja na área local.

12. Invista em franquias financeiramente fortes

Franquia certa para investir

Sobretudo, uma das principais razões para investir em uma franquia é o reconhecimento do nome, para potenciais consumidores no mercado-alvo.

Então, ao investigar a força da marca, os potenciais compradores devem analisar:

  • Primeiramente, se a franquia tem uma marca registrada;
  • Em seguida, se a marca tem boa reputação de qualidade;
  • Reclamações de consumidores;
  • Por fim, o período de tempo em que o franqueador está em atividade.

Invista apenas em franquias que sejam financeiramente fortes o suficiente para suportar e ter reservas de capital.

13. Quais são as oportunidades de treinamento e suporte?

Antes de adquirir uma franquia, certifique-se de que o compromisso do franqueador com o seu sucesso inclua treinamento e suporte. Já que muitos dos franqueadores bem sucedidos, oferecem treinamento e suporte contínuos com visitas ao local.

As opções de treinamento costumam incluir convenções anuais e reuniões regionais, que permitem que você se conecte com colegas de negócios, troque ideias e solucione problemas em áreas problemáticas.

Muitos franqueadores oferecem cursos avançados de treinamento em tecnologia, gerenciamento, marketing e outras operações.

Um franqueador financeiramente estável, com uma marca forte, um modelo de negócios comprovado, treinamento abrangente e suporte contínuo, aumentará sua capacidade de prosperar como proprietário de uma empresa de franquia.

Conclusão sobre como abrir uma franquia!

Melhor maneira de abrir uma franquia

Em conclusão, lembre-se, iniciar uma franquia significa começar seu próprio negócio. Por isso, você precisará começar a pesquisar, prestar atenção aos pequenos detalhes e se importar com o seu trabalho.

É importante compreender completamente como funciona ter uma franquia. Além disso, de preferência, conte com o aconselhamento jurídico de um advogado especialista, para ler e dar o aceite no contrato da franquia.

Após saber como abrir uma franquia e de fato inaugurar a sua operação, será o momento de arregaçar as mangas, colocar em prática todo o aprendizado adquirido através dos treinamentos e utilizar o Know How transferido pelo franqueador.

Sobretudo, seja esforçado, preste atenção nos problemas e você obterá todos os benefícios!

Todos os dados aqui mencionados (incluindo valores) foram divulgados pela ABF, fornecidos pelas franqueadoras ou retirados da internet no momento da postagem desta matéria. Por isso, é imprescindível, que se faça contato diretamente com a(s) franquia(s) mencionada(s), a fim de confirmar as informações.