Como atingir o ponto de equilíbrio em uma franquia – Assim você não vai quebrar!

  • Compartilhe:
  • Publicado em
Dicas sobre como atingir o ponto de equilíbrio de uma franquia

Alcançar o ponto de equilíbrio é a primeira intenção de qualquer empresário, e com franquias não seria diferente. Mas e afinal, como atingir o ponto de equilíbrio em uma franquia e a partir daí poder começar à ter o retorno do valor investido?

No início de um negócio, se investe bastante dinheiro. Mas não há como fazer grandes retiradas, até porque primeiramente, é preciso equilibrar as contas.

Esse equilíbrio de contas é conhecido também como break even.

No franchising, o break even se refere ao ponto do negócio, em que existe receita suficiente para cobrir as despesas operacionais mensais, e o franqueado conseguir, aos poucos, pegar de volta o valor do investimento inicial.

Por isso, todo começo envolve mais trabalho que satisfação. Realmente não é muito divertido, não colocar dinheiro no bolso.

Mas quando esse período inicial passa e você equilibra as contas da sua franquia. Isto é, quando o dinheiro começa a fluir e sua receita começa a aumentar de forma consistente, a diversão acontece e a vontade de trabalhar cada vez mais e melhor, só aumenta.

Só que para chegar nesse ponto (de equilíbrio), há um caminho para percorrer. Mas não se preocupe, seguindo os passos certos, você conseguirá chegar nesse patamar.

1º passo – Saiba o tempo médio do break even

Antes de mais nada, você precisa saber quanto tempo, em média, leva para alcançar o ponto de equilíbrio.

Essa pesquisa começa antes de firmar contrato com uma rede de franquias.

A recomendação é entrar em contato com atuais e ex-franqueados da marca, com o intuito de conhecer vivências diferentes. Pois alguns franqueados podem ter alcançado o break even em 12 meses, enquanto outros conseguiram em 18 meses.

E até mesmo ter caso de franqueados que faliram em apenas 6 meses. Pois não tinham um bom planejamento financeiro, para aguardar o momento do faturamento ser o bastante, para custear as despesas.

As franquias divulgam a previsão de retorno do valor investido, mas ainda assim permanece a recomendação citada anteriormente. Pois os números podem ter grande variação de uma unidade para a outra. Além disso, quanto mais informação você tiver, mais consciente será o seu investimento.

Outra questão é que no capital de giro necessário para abrir uma franquia, não está incluso nenhum custo pessoal. Portanto, é imprescindível fazer contas. Verificar qual o valor que você precisa ter reservado para você e sua família viverem, enquanto sua franquia não atingiu o ponto de equilíbrio.

2º passo – Trabalhe mesmo sem lucrar

Ponto de quilíbrio breaj even de uma franquia

Você dedicou tempo e energia para pesquisar bem sobre a franquia pretendida, até que concluiu ser a melhor opção de investimento, de acordo com seu perfil de franqueado.

Após isso, sua unidade foi implementada e inaugurada.

E agora? Trabalhar, trabalhar e trabalhar. Sem dúvida, a sua dedicação está diretamente relacionada com o sucesso da franquia.

Ter motivação mesmo enquanto não está com a conta bancária recheada, é o que, muitas vezes, diferencia o empresário que consegue alcançar os objetivos, daquele que não tem êxito.

Claro que, além disso, há outro fator essencial para o sucesso de um franqueado: o planejamento!

Conforme mencionamos, ter recursos financeiros suficientes para arcar com os custos pessoais e da franquia, até que ela alcance o ponto de equilíbrio, é crucial para que o negócio possa continuar operando.

Dessa forma, as chances de sucesso aumentam muito.

Conclusão sobre como atingir o ponto de equilíbrio em uma franquia

Se você está pensando em abrir uma franquia ou já é um franqueado e se vê com dúvidas sobre como atingir o ponto de equilíbrio, saiba que as franqueadoras oferecem suporte. Seja através de consultores de campo ou até mesmo um apoio online, para que suas dúvidas sejam sanadas.

Além disso, para que juntos, sua unidade ganhe a quantia de dinheiro necessária para cobrir as despesas, atingindo o ponto de equilíbrio, antes mesmo de ganhar um centavo de lucro.

Em resumo, dedique-se bastante e colha os frutos do seu foco e planejamento.

Todos os dados aqui mencionados (incluindo valores) foram divulgados pela ABF, fornecidos pelas franqueadoras ou retirados da internet no momento da postagem desta matéria. Por isso, é imprescindível, que se faça contato diretamente com a(s) franquia(s) mencionada(s), a fim de confirmar as informações.