Franquia de Coxinha – Saiba quanto custa e as melhores franquias!

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Sabia que as franquias podem ser a maneira ideal de faturar com a venda de coxinhas, para os amantes deste lanche tão gostoso? Pois abrir uma franquia de coxinha, tem sido o intuito de muitos empreendedores que buscam por um negócio lucrativo e de baixo investimento.

Contudo, não basta abrir uma loja para vender coxinhas. Quem já conhece o sistema de franquias, não quer abrir mão de usufruir dos seus benefícios. Como por exemplo, contar com o expertise de uma marca consolidada no mercado.

A coxinha está entre as comidas populares mais conhecidas do Brasil. Mas não pense que apenas nós adoramos este salgadinho versátil. Muitos brasileiros tem obtido um grande sucesso vendendo coxinhas fora do país, como por exemplo o Pestico Brazuca, que é um aplicativo para quem quer pedir salgadinhos brasileiros pelo delivery.

O aplicativo feito por brasileiros que moram nos Estados Unidos, tem rendido um excelente faturamento. E claro que, as coxinhas são as mais pedidas.

Este é apenas um exemplo para ilustrar, o quanto a coxinha agrada facilmente os mais diferentes paladares.

Então, se você está disposto a investir em uma das franquias de coxinhas, continue lendo este artigo. Pois aqui você vai encontrar informações completas sobre o segmento de franquias de alimentação, na qual está inclusa a franquia de coxinha. Além disso, vai saber quanto custa ser um franqueado, as principais marcas deste nicho, vantagens e desafios de abrir uma franquia de salgados, entre outros assuntos.

Lembre-se que, antes de investir um dinheiro que talvez provavelmente, tenha sido conquistado com trabalho árduo, é importante ter a certeza que este é o tipo de negócio ideal para você.

Portanto, conheça tudo sobre as franquias de coxinhas. Seja ela uma franquia barata, express, no copo ou em outros formatos de negócio.

Mercado de franquias de coxinha e salgados

As franquias de coxinha e salgados fazem parte do segmento de alimentação, que possui o maior faturamento do franchising.

Só para ilustrar, de acordo com um balanço feito pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), em junho de 2018 o faturamento das franquias do setor de alimentação cresceu 8,1% no Brasil. Isso representa uma faturamento de R$ 21,5 bilhões.

Alguns tipos de franquias no setor de alimentação podem sofrer com a sazonalidade, como é o caso das franquias de sorvete, por exemplo.

Mas as franquias de coxinhas e salgadinhos não tem variação de faturamento, de acordo com a época do ano. Isso porque são alimentos que podem ser consumidos em dias mais quentes ou frios, e também em qualquer horário ou dia da semana.

Este tipo de negócio oferece desde opções de franquias baratas, até lojas localizadas em shopping centers.

Entre os principais tipos, estão:

  • Franquia de salgados de 50 centavos;
  • Franquia de coxinha a 1 real;
  • Franquia de coxinha no cone;
  • Franquia express.

Mesmo fazendo parte de um mercado tão aquecido e sempre em ascensão, vale lembrar que para faturar neste ramo, é necessário ter habilidades e interesses compatíveis com o setor. Pois assim como em qualquer tipo de negócio, quanto mais dedicado estiver à ele, maior será a chance de triunfar.

Em seguida, veja algumas características fundamentais para investir neste mercado:

  • Se identificar com o nicho de coxinhas e lanches rápidos;
  • Atender bem ao cliente;
  • Ser um líder eficaz;
  • Saber se relacionar bem com a equipe;
  • Seguir todas as normas pré-estabelecidas pelo franqueador;
  • Habilidades para resolver problemas;
  • Disposição para trabalhar aos fins de semana e feriados;
  • Motivação e determinação.

Quanto custa uma franquia de coxinha

Quanto custa uma franquia de coxinha

De fato, ter uma franquia de salgados e coxinhas, pode ser um negócio muito lucrativo. Mas assim como em todo negócio, primeiro é preciso investir para depois colher os frutos do trabalho.

A vantagem financeira de optar por franquias, ao invés de começar um negócio do zero, está em economizar com os custos iniciais de publicidade e marketing.

Afinal, se fosse a abertura de um novo negócio, precisaria construir uma marca e apresentá-la para o maior número de pessoas possível. Só que quando o empreendimento é através do franchising, o franqueado tem direito ao uso de uma marca já existente e conhecida pelos consumidores.

Além disso, o franqueado não precisará ter custos com o desenvolvimento e padronização dos alimentos, ou com sistema de controle de qualidade, por exemplo.

Contudo, existe o custo da taxa inicial que é paga ao franqueador, no momento da assinatura do contrato. Geralmente, essa taxa cobre a transferência de Know How (conjunto de táticas para o sucesso), treinamentos, concessão de uso da marca, entre outros.

O valor de investimento varia de uma marca para outra, e também sofre variações, dependendo do formato de negócio. Se é uma franquia de loja de coxinha, uma franquia de quiosque de coxinha ou de outros tipos.

Mas de uma maneira geral, o valor costuma ser a partir de R$ 40 mil.

Continue a leitura para saber quanto custa as principais marcas de franquias de coxinhas no Brasil.

Em resumo, muitas marcas que comercializam coxinhas custam menos de R$ 90 mil, e por isso são consideradas micro franquias baratas.

Lembrando que, alguns fatores influenciam nos custos de uma franquia. Por exemplo:

  • Região em que está localizada – Influencia no valor do aluguel e luvas (se aplicável);
  • Formato de negócio – loja de shopping, quiosque, carrinho, loja de rua, etc.

Vantagens e desafios das franquias de salgados

As franquias estão cada vez mais em alta. Isso porque fornecem ao franqueado um risco menor ao investimento, pois o formato do negócio já foi desenvolvido e testado. Ou seja, erros comuns de acontecerem em novos negócios, não vão existir. E quanto menor for a quantidade de erros, menor será o caminho para o sucesso.

Contudo, mesmo sendo um negócio considerado de baixo risco, se comparado à abrir uma nova empresa. É preciso analisar se está de acordo com as suas expectativas de negócios.

Para ajudar na sua análise, separamos as principais características das franquias de coxinhas.

Vantagens

  • Concessão de uma marca já consolidada e reconhecida no mercado;
  • Geralmente não é preciso ter experiência prévia, uma vez que o franqueador oferece treinamentos e manuais de operação;
  • Maior taxa de sucesso, do que empresas criadas do zero ou startups;
  • Maior facilidade em conseguir financiamento;
  • Investir no ramo de salgadinhos, que não possui sazonalidade;
  • Padronização dos salgados, que diminui desperdícios de ingredientes e garante qualidade e sabor;
  • Acesso à suporte contínuo e práticas comprovadas de gerenciamento.

Desvantagens

  • Seguir acordos formalizados em contrato, que ditam como você vai gerenciar o negócio;
  • Restrições quanto aos fornecedores para compra dos alimentos e demais produtos. Habitualmente, já existem fornecedores homologados, ou o próprio franqueador é o fabricante/fornecedor;
  • Pagamento de algumas taxas e royalties.

De modo geral, o franchising é uma forma mais fácil e segura de ter um negócio. Mas não se pode esquecer, que não é garantia de sucesso. Desse modo, trabalhar duro, ter um bom planejamento financeiro, saber liderar a equipe e atender bem aos clientes, ainda devem ser aplicados.

Oportunidades em franquias de coxinha e salgados

Todo momento é o certo para novas inspirações, idéias e oportunidadades. Então, se você pretende abrir uma franquia neste ramo, o primeiro passo é conhecer as marcas existentes.

Em seguida, confira algumas oportunidades de franquias de coxinhas e salgados. Mas não deixe de continuar navegando pelo Portal Espaço Franquias, para visualizar todas as franquias de alimentação.

Loucos por Coxinha

Franquia Loucos por Coxinha

A marca nasceu em 2014, quando era um carrinho de vendas ambulante. O sucesso foi tão grande, que logo chegou a 10 carrinhos, até inaugurar um quiosque, que tornou-se a primeira unidade fixa.

Atualmente, a franquia Loucos por Coxinha possui mais de 40 unidades, presentes em diversas cidades brasileiras. Além disso, a rede tem uma fábrica, onde todos os produtos são feitos exclusivamente para as unidades franqueadas.

Entre as vantagens de se tornar um franqueado, está o auxílio na escolha do melhor ponto comercial e logística própria.

O valor do investimento inicial é a partir de R$ 182 mil.

Franquia Zé coxinha

Franquia Zé coxinha

Fundada em 2011 no Espírito Santo, a Zé Coxinha vende produtos de qualidade por um preço acessível.

A rede possui diversas lojas presentes nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Bahia.

Esta é uma opção para quem deseja abrir uma franquia de coxinha no copo.

O valor para abrir uma unidade é a partir de R$ 40 mil. Sendo uma das franquias deste ramo, que demanda um baixo investimento.

Franquia de coxinha Ragazzo

Franquia de coxinha Ragazzo

A franquia Ragazzo é uma alternativa de franquia de coxinha express, já que é um fast-food. Tem a vantagem de ter um amplo cardápio, que vai muito além desse salgadinho tipicamente brasileiro.

Os clientes também podem comprar bebidas naturais, saladas, entradas, hambúrgueres, massas, entre outros pratos.

A rede disponibiliza diversos modelos de negócio: express, bicicleta, quiosque e restaurante.

O valor de investimento inicial é a partir de R$ 150 mil. Mas vale ressaltar que o modelo de franquia bicicleta não foi divulgado.

Franquia Cantinho da coxinha

Franquia Cantinho da coxinha

Essa é mais uma opção de franquia de coxinha no copo, que requer um baixo investimento.

A rede possui diversas unidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal. É um total de 36 unidades vendendo copos de coxinha de pequi, com pimenta, de calabresa, com bacon, entre outros sabores e produtos.

Entre os benefícios de abrir uma unidade do Cantinho da Coxinha, está o fornecimento exclusivo de insumos.

O investimento médio para uma loja entre 20 m² e 40 m², é a partir de R$ 80 mil.

Franquia de coxinha Netos

Franquia de coxinha Netos

A franquia Neto’s possui o formato de quiosque, e teve sua primeira unidade inaugurada no Rio de Janeiro, em 2017.

A empresa surgiu em parceria com a doceria Lecadô, que é uma tradicional rede amplamente conhecida no estado do Rio de Janeiro.

Além das coxinhas doces e salgadas, também são vendidos docinhos de festa e pizza individual.

O valor da franquia de coxinha Netos deve ser verificado junto à franqueadora.

Franquia de coxinha Rei

Franquia coxinha Rei

Se você está com o intuito de abrir uma franquia de coxinha barata, mais uma opção é a Coxinha Rei.

A rede oferece vantagens, como por exemplo o suporte operacional, criação de estratégias de marketing que beneficiam toda a rede, etc.

Um diferencial da Coxinha Rei, é que o franqueado pode vender outros produtos como sucos e até salgados assados de outras empresas. Contudo, os salgadinhos fritos devem ser da marca.

A marca oferece duas modalidades de franquia: Loja de rua e Kioskball.

O preço para se tornar um franqueado é a partir de R$ 40 mil.

Melhor franquia de coxinha

Melhor franquia de coxinha e salgados

Como mencionamos, o primeiro passo para se tornar um franqueado, é conhecer as marcas. Após isso, é o momento de analisar todos os pilares de uma franquia. Os principais são:

  • Valor do investimento total;
  • Taxa de franquia;
  • Estimativa de custos mensais;
  • Taxas de publicidade e marketing;
  • Royalties;
  • Apoio e suporte;
  • Quantidade de unidades franqueadas e próprias;
  • Quantas unidades já foram fechadas e por quais motivos;
  • Tipos de treinamentos oferecidos;
  • Quantos anos de mercado;
  • Quantos anos no franchising;
  • O quão forte é a marca;
  • Reputação da marca.

Esses são alguns dos quesitos que devem ser observados, ao procurar uma franquia que se encaixe bem para você.

É recomendável dedicar bastante tempo para a escolha da franquia. Fazer pesquisas online, visitar ao menos uma unidade para ver o funcionamento e fazer perguntas ao franqueador, são etapas essenciais e que não devem ser ignoradas.

Quanto mais informação você tiver, maior será a chance do seu investimento se tornar um sucesso.

Os itens acima valem para todos os segmentos de franquias. Mas como se trata de uma franquia de alimentação, um item que deve ser minuciosamente averiguado é o cardápio.

Considere o cardápio

As empresas tem sido cada vez mais criativas na hora de montar um cardápio. Mas você deve observar se o cardápio oferecido atenderia bem a sua região. Além disso, a qualidade e a forma como os produtos são servidos, também precisam ser levados em conta.

Geralmente o cardápio conta com coxinhas de sabores variados, como por exemplo:

  • Frango;
  • Calabresa;
  • Carne seca;
  • Cheddar;
  • Queijo;
  • Vegana;
  • Chocolate;
  • Morango;
  • Doce de leite.

Além das coxinhas, outros salgadinhos e mini doces também tem uma grande procura. Como por exemplo, os croquetes de carne, mini churros, pães de queijo, bolinhos de bacalhau, quibe, bolinhas de calabresa, etc.

Considerações finais

Franquias de coxinha barata

Sem dúvida, se você quer se dedicar à um negócio que tem grandes chances de ser lucrativo, e de te proporcionar sucesso profissional, as franquias de coxinhas e salgados podem ser uma ótima opção.

Isso porque o franqueado sempre conta com suporte. Além disso, tem resultados “previsíveis” do que pode esperar do negócio.

Entretanto, para que tudo isso seja possível é fundamental escolher uma marca séria e confiável. Então, dedique tempo para pesquisar sobre a franquia pretendida, e ver se o investimento realmente valerá a pena.

Em conclusão, a sua total dedicação e empenho associados à uma marca idônea, será a chave para o sucesso.

Todos os dados aqui mencionados (incluindo valores) foram divulgados pela ABF, fornecidos pelas franqueadoras ou retirados da internet no momento da postagem desta matéria. Por isso, é imprescindível, que se faça contato diretamente com a(s) franquia(s) mencionada(s), a fim de confirmar as informações.