Franquia de Imobiliária e Imóveis

Abrir uma franquia de imobiliária e imóveis é ajudar a realizar o sonho da casa própria, que é sem dúvida um dos maiores sonhos dos brasileiros, senão o maior.

Mas além de ajudar à tornar real o sonho de muitas pessoas, ao comprar uma franquia de imobiliária você vai estar presente em um segmento com faturamento milionário.

Afinal, todos precisam morar, seja através da compra de um imóvel ou até mesmo de um aluguel.

Só para exemplificar, de acordo com os dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, o número de venda de imóveis subiu 9,4% em 2017.

Visto esse cenário, pode-se concluir que ter uma franquia imobiliária é uma grande oportunidade de negócio. Principalmente pelo fato de ser uma franquia e não um novo negócio, onde se começaria do zero. Pois ao optar por ser um franqueado, você contará com um sistema de franquia testado e comprovado, para apoiá-lo.

Portanto, se você é um empresário ou pretende ser um, conheça as principais características que você precisa possuir para atuar neste ramo.

  • Gostar de interagir com o público;
  • Saber lidar com a emoção das pessoas, no momento em que elas estão adquirindo um imóvel ou fazendo uma locação. Pois a moradia é algo primordial para todos, e se no processo de aquisição/locação houver contratempos, é essencial saber como “contornar” da melhor forma a situação;
  • Organização;
  • Capacidade de liderar uma equipe;
  • Interesse pelo ramo imobiliário;
  • Estar sempre motivado e focado.

Como abrir uma franquia de imobiliária e imóveis

Como abrir uma franquia imobiliária e de imóveis

O ramo imobiliário é atraente, principalmente para os investidores mais conservadores e que pensam também a longo prazo. Pois o serviço comercializado é de “necessidade” e não algo “dispensável”.

Não há uma única pessoa que não precise de moradia. E é por esse motivo que as franquias imobiliárias vem registrando um grande faturamento, ano após ano.

Além disso, mesmo em períodos de crise econômica, este mercado pode até ter o crescimento desacelerado, mas dificilmente haveria um declínio.

Então, se você está interessado em investir em uma franquia de imobiliária, certamente a sua dúvida é: por onde começar?

Existem algumas questões que são primordiais no processo de se tornar um franqueado. E para te auxiliar na sua jornada empreendedora, vamos abordar os 5 principais assuntos relacionados à abrir uma franquia de imobiliária e obter êxito empresarial. Veja em seguida:

1 – Escolha do perfil de negócio

Se o seu intuito é faturar através do franchising, o primeiro passo é escolher o formato de negócio. Confira algumas opções:

  • Franquia de imobiliária virtual – Ideal para quem está em busca de independência e autonomia, tendo um potencial de ganhos ilimitados. Neste tipo de negócio, geralmente o trabalho do corretor de imóveis é feito em casa;
  • Franquia de imobiliária barata – Há muitas opções baratas de microfranquias (até R$ 80 mil), que são indicadas para o empreendedor que não dispõe de uma alta quantia de dinheiro. Ou que prefere fazer um investimento mais cauteloso, investindo menos, para primeiramente conhecer o mercado;
  • Franquia de locação de imóveis – Esta modalidade está em alta, pois sabe-se que o número de pessoas que ainda não conseguiram ou por algum motivo não quiseram comprar um imóvel, é grande.

2 – Franquias imobiliárias e home offices

Franquias imobiliárias e Home office

A internet mudou praticamente tudo que existe. A forma de se relacionar, de comprar, de enviar um currículo, entre muitos outros fatos.

Mas uma das mudanças mais significativas que a internet propiciou, foi a forma de trabalhar.

Atualmente, milhares de pessoas trabalham sem sair de casa, através de um computador com acesso à internet. E o mesmo acontece no caso das franquias imobiliárias home office, que além de oferecer comodidade para o franqueado, também possui custos baixos.

Em seguida, confira algumas vantagens das franquias de imóveis home offices.

  • É uma franquia barata, tanto para abertura quanto para a manutenção da unidade franqueada. Pois não haverá custos com aluguel de um espaço comercial, contratação de funcionários, mobiliário e etc;
  • Possibilita, em muitos casos, definir o próprio horário de trabalho;
  • Mais tempo disponível para a família, amigos e momentos de lazer. Pois há economia do tempo de locomoção até o trabalho.

3 – Escolha da melhor franquia de imobiliária e imóveis

O que faz uma empresa ser ou não uma boa franqueadora?

Existem muitos fatores que determinam se um franqueador é confiável, sério, idôneo e se possui a estrutura adequada para franquear.

Por exemplo, o suporte, o treinamento e as ferramentas de gestão e controle financeiro, são fundamentais para o sucesso de um franqueado imobiliário.

Em conclusão, o recomendável é que o candidato à franquia dedique um bom tempo para pesquisar a respeito da marca. É crucial fazer as seguintes pesquisas e análises:

  • Reputação online da marca;
  • Opinião de franqueados e ex-franqueados;
  • Previsão do tempo de retorno do valor investido;
  • Como é o investimento no marketing local e regional, e também na comunicação institucional;
  • Como tem sido o crescimento da marca, desde que iniciou a expansão através do franchising.

4- Quanto custa uma franquia imobiliária

Quanto custa uma franquia de imobiliária

De fato, há muito dinheiro que pode ser ganho por um corretor imobiliário, através do trabalho em uma franquia. Mas antes de dar início ao trabalho e posteriormente aos lucros, é preciso investir.

E afinal, qual é o valor de uma franquia de imobiliária?

O valor de investimento vai depender do tipo de negócio escolhido. Por exemplo, se vai ser uma grande imobiliária instalada em uma ampla loja, ou uma operação Home Office onde o franqueado trabalha sozinho e em casa.

Além disso, diversos outros fatores influenciam no valor de uma franquia de imobiliária. Entre os principais podemos destacar:

  • Taxa de franquia;
  • Modalidade de negócio (loja, sala comercial, franquia virtual ou home based);
  • Custo para montagem (mobiliário, eventuais obras no endereço comercial e computadores);
  • O quanto a marca é reconhecida no mercado. Pois quanto mais fama a marca tiver, maior será o valor agregado ao investimento;
  • Se a marca já é consolidada. Porque quanto maior for o tempo de atuação no mercado, mais valioso será o Know How.

5 – Inauguração da franquia de imóveis

Franquia imobiliária

Sem dúvida, essa é a fase mais aguardada pelos franqueados. Após muito trabalho para pesquisar sobre o mercado imobiliário, escolher a franquia ideal de acordo com o perfil empreendedor e inaugurar a unidade, seja ela em um ponto comercial, no home office ou virtual, é a fase da inauguração.

A partir desse momento, além do suporte e auxílio da franqueadora, é importante ter a total coinsciência de que o sucesso da franquia depende e muito do empenho e dedicação do franqueado.

Portanto, se você está está com o intuito, ou melhor, está decidido à abrir uma franquia de imobiliária, dedique-se ao trabalho e obtenha o tão sonhado sucesso empresarial.

Todos os dados aqui mencionados (incluindo valores) foram divulgados pela ABF, fornecidos pelas franqueadoras ou retirados da internet no momento da postagem desta matéria. Por isso, é imprescindível, que se faça contato diretamente com a(s) franquia(s) mencionada(s), a fim de confirmar as informações.