Franquia de livraria cristã: ganhe dinheiro com artigos religiosos

  • Compartilhe:
  • Publicado em

De fato, o público cristão é amplo e por esta razão, muitos setores desenvolvem produtos e serviços específicos para os cristãos, principalmente os evangélicos. Neste mercado, um tipo de negócio que vem chamando a atenção é a franquia de livraria cristã.

As lojas vendem não só livros, mas também outros produtos para o público de fé. Como por exemplo, cds, dvds, bíblias, harpas, presentes, produtos para o público infantil, revistas e artigos variados.

Atualmente, ainda são poucas as opções de franquias nesta área, mas esse é um fato que provavelmente vai começar a mudar. Isso porque existem dados que retratam a grandiosidade desse público em nosso país.

Só para ilustrar, o Senso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizado no ano de 2020, mostrou que o número de evangélicos no Brasil teve um salto de 61% em dez anos. Ou seja, um aumento dos cristãos.

Esse fato ocorre não só no Brasil, como também em diversos outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, cerca de 70% da população se identifica como cristão.

Esses números mostram que, de fato, há um enorme potencial nas empresas que atuam pensando nessas pessoas.

Dessa forma, não é surpresa imaginar o motivo que levou muitos empresários a construir uma marca (seja franquia ou não) em torno dos valores cristãos.

Conforme vimos, são muitos os artigos que podem ser vendidos em uma livraria e cada empresa define as estratégias a serem seguidas para atingir um certo público.

Entre os maiores públicos (em quantidade/percentual da população) estão os evangélicos, mas também há negócios baseados nos católicos.

Características de uma franquia de livraria de artigos cristãos

Voltado especialmente para o gospel, a franquia de livraria cristã atinge um grupo que tem valores e um estilo de vida, de acordo com a bíblia. São pessoas que buscam viver conforme essas crenças.

Esses clientes possuem necessidades específicas, e isso pode ser visto nos próprios negócios cristãos. Ou seja, ao procurar uma franquia, é importante ver se a franqueadora aplica a ética cristã.

Claro que, isso não significa que a rede precisa ser composta somente por membros de uma igreja. Até porque o importante é o profissionalismo e  competência da rede, e não a religião. Mas a marca precisa operar o negócio de forma diferenciada.

Por exemplo, ao entrar em uma livraria, o cristão não espera ser atendido por vendedores que falam alto ou conversam entre si sobre a balada que foram no fim de semana passado.

O ambiente da livraria deve ser agradável e tranquilo, assim como a personalidade da equipe que ali trabalha. Além disso, um bom vendedor e um bom administrador são aqueles que conhecem profundamente o produto que comercializam, ou seja, o ideal é que a equipe da loja seja formada por pessoas com a mesma fé.

É vantajoso investir no ramo de livraria cristã?

Vantagens em abrir uma franquia de livraria cristã

Talvez você não tenha percebido, mas há grandes marcas que se posicionam religiosamente. Na maior parte dos casos, elas vendem produtos e serviços que nada tem a ver com religião, mas elas mostram isso nos detalhes.

Só para exemplificar, o restaurante In-n-out Burger, que possui uma unidade em Orlando, costuma colocar frases bíblicas em suas embalagens.

Outra marca é a Interstate Batteries, fundada em 1950 e que comercializa baterias automotivas. A empresa expõe que a sua missão é glorificar a Deus.

No entanto, no caso das franquias voltadas somente para o público cristão, existe um nicho a ser trabalhado. A grande vantagem é que apesar de ser nichado, o público é imenso. Afinal, o Brasil está em segundo lugar entre os maiores países cristãos do mundo. São em torno de 175 milhões de discípulos brasileiros de Jesus.

Esses dados foram divulgados pelo Pew Research Center, um Instituto de Pesquisa que fornece informações sobre assuntos diversos dos EUA e do mundo.

Preço de uma franquia de livraria cristã

Abrir uma livraria evangélica ou de outra religião cristã, com a segurança extra que o franchising oferece para o investimento, pode ter custos variáveis de acordo com várias questões. Por exemplo, a localização e o tamanho da loja e a quantidade de funcionários para operação da unidade.

Além disso, quanto mais reconhecida for a marca, maior é o valor da taxa de franquia.

Uma empresa que atua neste ramo é a Franquia Livraria 100% Cristão, que foi fundada em 2005, quando inaugurou uma loja em Osasco, São Paulo. A marca foi a primeira do segmento a expandir através do franchising, e além da loja física, também possui um ecommerce.

O valor do investimento inicial para se tornar um franqueado é a partir de R$ 125 mil. Atualmente, a Livraria 100% Cristão possui 3 unidades próprias e 7 franqueadas.

Conclusão

Franquia 100% cristão

Sem dúvida, se você possui essa fé ou tem afinidades com o mundo gospel ou outras religiões cristãs, abrir uma franquia neste ramo pode ser uma ótima decisão.

Conheça as opções, analise todos os pontos positivos e negativos (sim! eles podem existir) e alcance o sucesso com sua franquia de artigos religiosos.

 

Todos os dados aqui mencionados (incluindo valores) foram divulgados pela ABF, fornecidos pelas franqueadoras ou retirados da internet no momento da postagem desta matéria. Por isso, é imprescindível, que se faça contato diretamente com a(s) franquia(s) mencionada(s), a fim de confirmar as informações.