Franquia de livraria e papelaria

Se você está a procura de uma franquia de livraria e papelaria, saiba que este mercado pode oferecer bons ganhos.

Apesar da popularização da internet, ter feito com que muitos hábitos mudassem, algumas coisas continuam as mesmas. Como por exemplo, o prazer de se sentar em uma livraria e folhear livros, enquanto se toma um café.

Por isso que, para lidar com essa nova concorrência, que é a internet, as franquias no ramo de papelaria, livraria e artigos para presentes, tiveram que se reinventar, e acompanhar a nova maneira com que o público está consumindo os produtos oferecidos.

Até mesmo no caso das franquias de papelaria e presentes, foi preciso haver uma adequação. Pois os itens escolares continuam sendo consumidos, mesmo em tempos de “vida virtual”. Contudo, vale ressaltar que esses itens possuem sazonalidade. Ou seja, as vendas ocorrem de forma expressiva, em apenas duas épocas do ano. No início do ano, antes da voltas às aulas, e no meio do ano.

Com esse cenário, muitas marcas passaram à comercializar uma grande variedade de produtos. Como por exemplo, artigos para presentes, itens de decoração, material para artesanato e serviços de gráfica (impressão, xerox, etc).

Já no caso das marcas, que são enquadram principalmente como franquia de livraria. Houve a necessidade de oferecer ao público, um ambiente mais acolhedor, diferenciado e que fizesse com que além de ser um local para a compra de livros, fosse um local para entretenimento. Devido à isso, atualmente existe a franquia de livraria com café.

Este tipo de negócio, visa principalmente oferecer uma experiência de lazer para os clientes.

Neste ramo existem várias modalidades de negócio:

  • Franquia papelaria personalizada;
  • Franquia de papelaria e informática;
  • Franquia de papelaria  e xerox;
  • Franquia de livraria evangélica;
  • Franquia de livraria infantil;
  • Franquia de livraria virtual;
  • Franquia de livraria e cafeteria;
  • Franquia de livraria católica;
  • Franquia de livraria jurídica.

Esses são os principais tipos de negócios. Ou seja, existem várias possibilidades de empreendedimento.

Basta que você analise atentamente, qual dessas modalidades se enquadra melhor na sua região. Pois assim, você poderá oferecer exatamente o que que as pessoas, da localidade onde você pretende abrir uma franquia de livraria e papelaria, gostam de consumir.

Franquias de livraria e papelaria baratas

Franquia de livraria e papelaria barata

Seja por não possuir um alto valor para empreender, por cautela, ou por qualquer outro motivo. O fato é que abrir uma franquia de livraria e papelaria barata, é uma opção para muitas pessoas que desejam empreender neste ramo, através de um valor de investimento menor.

Abrir uma franquia de papelaria barata, ou uma das franquias de livraria baratas, não é sinônimo de baixo faturamento. Pois o valor do investimento, não está necessariamente relacionado com a lucratividade.

Muitos fatores são responsáveis, para obter sucesso neste segmento. Dentre eles, podemos destacar os pontos que dependem somente do franqueado. Veja em seguida:

  • Comprometimento e dedicação;

 

  • Excelente atendimento aos clientes;
  • Capacidade de mediar conflitos e solucionar problemas;
  • Ter atenção ao estoque, e fazer a reposição de produtos sempre que necessário;
  • Estar sempre motivado, e consequentemente conseguir motivar a equipe.

Portanto, se você pretende investir em uma das franquias baratas, ou uma microfranquia de livraria e papelaria. Saiba que além do que mencionamos acima. Se você se optar por uma marca com credibilidade no mercado, que te ofereça auxílio e suporte completos, ações de marketing e publicidade constante, e transfira todo o Know How. As suas chances de conquistar o tão sonhado sucesso empresarial, serão grandes.

E isso é independente de você investir em franquias baratas de papelaria e livraria, ou em uma grande loja.

Como abrir uma franquia de livraria e papelaria?

Quanto custa as franquias de livraria e papelaria

Uma das vantagens em atuar no Franchising, é que diferente de montar um negócio do zero, o empreendedor conta com todo o suporte e Know How da franqueadora.

Geralmente as franqueadoras participam de todo o processo da abertura da unidade. Como por exemplo, na escolha do melhor ponto comercial, contratação de funcionários, adequação da loja, treinamentos, entre outros.

Além disso, após a inauguração, o suporte continua. Ou seja, caso exista qualquer dúvida, seja em relação à gestão financeira, controle de estoque, assuntos jurídicos, e outras questões. A rede estará presente.

Esse cenário mostra, que investir no Franchising traz muitas facilidades. Contudo, a decisão mais importante e que vai ser relevante para o sucesso da unidade, será a escolha da marca.

Ou seja, é fundamental escolher uma rede que possua seriedade, credibilidade e experiência no setor.

Portanto, para abrir uma franquia de livraria e papelaria, é aconselhável seguir alguns passos:

  • Encontre as franquias que atuam neste setor, no Brasil;
  • Entre em contato com o maior número de marcas, que se enquadram no valor de investimento que você tem disponível;
  • Faça perguntas e se certifique de que todas as suas dúvidas foram esclarecidas;
  • Pesquise a reputação da marca online e offline;
  • Visite uma unidade, que fique mais próxima à sua região, e observe todo o funcionamento da operação;

Esses são apenas alguns pontos, aos quais você deve se atentar, ao optar por abrir uma franquia.

Quanto custa uma franquia de livraria e papelaria?

Abrir franquias baratas de livraria

Atualmente, existem várias marcas presentes neste mercado. Como por exemplo, a franquia livraria Leitura, franquia livraria Nobel, franquia papelaria kalunga, franquia papelaria Papel Picado, franquia Parque papelaria e a franquia livraria Saraiva.

Contudo, os valores de investimento tem grandes variações de uma marca para outra.

São muitos os quesitos responsáveis por essas variações. Entre eles estão:

  • Valor da taxa de franquia – Geralmente quanto mais famosa é a marca, maior é a taxa;
  • Localidade da unidade – Se é uma região mais valorizada, ou com um custo mais acessível. Se está localizada em um grande shopping center ou centro comercial, por exemplo;
  • Metragem da loja – Quanto maior for a unidade, consequentemente os custos de abertura (eventuais obras, arquitetura, mobiliário, estoque) e manutenção (aluguel, salários dos funcionários) serão elevados;
  • Tipo de negócio – Só para exemplificar, uma franquia virtual (loja online), terá os custos bem inferiores, se comparados à uma franquia de livraria com cafeteria;
  • Tipos de produtos comercializados – Os itens são bem diversificados, como por exemplo, eletrônicos, DVD’s, presentes, artigos de decoração, presentes, etc.

Mas afinal, quanto custa para comprar uma franquia de livraria e papelaria?

As franquias mais baratas, neste segmento, custam a partir de R$ 54 mil, como é o caso da Elephant House.

Mas o custo do investimento inicial pode ultrapassar o valor de R$ 1 milhão. Esse por exemplo, é o valor aproximado para as lojas maiores da Alpha Graphics. Uma grande rede que além de livraria e papelaria, oferece serviços de impressão em grandes formatos, arquivos digitais, offset, entre outros.

Aqui no Espaço Franquias, você encontra diversas opções de franquias neste ramo. Então, não deixe de continuar navegando por nossas páginas, para conhecer as marcas.

Todos os dados aqui mencionados (incluindo valores) foram divulgados pela ABF, fornecidos pelas franqueadoras ou retirados da internet no momento da postagem desta matéria. Por isso, é imprescindível, que se faça contato diretamente com a(s) franquia(s) mencionada(s), a fim de confirmar as informações.