Franquia de mercado + 8 opções de franquias de supermercado

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Franquia de mercado barata

Abrir uma franquia de mercado é o intuito de muitas pessoas, que querem empreender no segmento de alimentação, através de um negócio altamente rentável e mais seguro. As franquias de supermercado são ótimas opções, pois além da alta rentabilidade e baixo risco, também estão presentes em um setor que não possui sazonalidade.

Até porque, independente da situação econômica do país, todas as pessoas precisam adquirir alimentos. Talvez até diminuam o consumo em restaurantes, mas não poderão deixar de se alimentar. Por isso, os supermercados registram um alto faturamento.

Os números são animadores. Só para exemplificar, de acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising, o segmento de alimentação, do qual as franquias de mercado fazem parte, registrou um faturamento de R$ 9,935 bilhões, no primeiro trimestre de 2017. Isso representa um crescimento de 6% no faturamento.

Falando mais precisamente sobre supermercados, segundo a Apas – Associação Paulista de Supermercados, o setor faturou R$ 338 bilhões em 2016.

O Supermercado Moderno produziu um ranking, dos maiores supermercados deste mesmo ano. E no topo do ranking, está o Carrefour, que faturou mais R$ 49 bilhões.

Outras empresas também estão presentes neste ranking. Como por exemplo o GPA, com faturamento superior à R$ 44 bilhões, e o Walmart que faturou mais de R$ 29 bilhões.

Esses dados mostram o quão promissor é este segmento. E também que, investir em uma franquia de mercado é uma ótima oportunidade de obter uma grande lucratividade.

Para você que está inclinado (ou já está decidido) à abrir uma franquia de mercado, nós preparamos um guia completo, com o objetivo de esclarecer as suas dúvidas.

Então, independente se a sua procura é por uma franquia de mercado de bairro, atacadão, mercado virtual, mercado gourmet, entre outros tipos de negócios neste ramo, aqui você vai encontrar.

Como abrir uma franquia de mercado

Afinal, o que é preciso fazer para abrir uma franquia de mercado?

Assim como em outros segmentos, o empreendedor precisa estar muito atento à diversas questões, antes de assinar contrato com uma franqueadora.

O primeiro passo para se tornar um franqueado, é escolher uma marca que seja confiável, séria e idônia. Para isso, devem ser feitas buscas na internet, a fim de se certificar sobre a reputação da marca.

Mas, essa pesquisa não deve se limitar apenas à clicks. Ir a campo é fundamental. Ou seja, visite as unidades da marca pretendida e veja de perto como é o operacional, o atendimento aos clientes, a higiene do mercado, entre outros aspectos.

Conversar com os franqueados da rede, também será de grande valia. Pergunte sobre a eficácia do suporte oferecido pela marca. Além disso, aborde outros assuntos, como por exemplo, se está satisfeito com o negócio e se pretende adquirir mais uma franquia de supermercados da rede.

Com isso, você terá mais conhecimento, para decidir se determinada franquia é realmente uma boa opção.

Se as suas pesquisas trouxerem resultados positivos, prossiga a conversa com a marca. E lembre-se de nunca entrar para um negócio com dúvidas.

Veja por exemplo, algumas perguntas que devem ser feitas ao franqueador, antes de fechar negócio.

  • Valor total do investimento;
  • Suporte oferecido;
  • Se há a necessidade de se dedicar integralmente ao negócio;
  • Qual é o Hnow How da franqueadora;
  • Como funciona o marketing geral e local;
  • Qual é o payback;
  • Se existe exclusividade de território;
  • Se já houve fechamento de alguma unidade.

Portanto, não fique com incertezas. As franqueadoras estão sempre dispostas à conversar. Até mesmo porque, ao mesmo tempo que você está avaliando a marca, a franqueadora também vai fazer uma avaliação, com o intuito de ver se você possui o perfil desejável.

Franquias baratas de supermercados

Franquias baratas de supermercados

As franquias baratas são opções para quem tem o desejo de empreender, mas não dispõe de um alto valor para investimento.

Contudo, no segmento de supermercados, a grande maioria das redes são mais caras. Ou seja, é mais difícil encontrar uma franquia muito barata ou uma microfranquia de mercado. Pois são poucas opções em uma faixa de investimento até R$ 100 mil, por exemplo.

Neste caso, uma alternativa seria uma franquia de mercado de bairro. Isso porque, este tipo de franquia costuma funcionar em um pequeno espaço físico e necessita de um estoque menor, por exemplo.

Ao optar por aderir à esse modelo de negócio, é importante avaliar os preços finais dos produtos. Pois quando se compra em menor quantidade, os fornecedores nem sempre conseguem oferecer um preço atrativo. Com isso, restará ao cliente final, arcar com o custo elevado. Isso pode resultar em um menor fluxo de pessoas, consumindo na unidade franqueada.

No entanto, quando a franqueadora tem meios de fazer com que o preço seja competitivo, investir neste modelo de franquia barata, pode ser um bom negócio. Uma vez que, devido à correria do dia a dia, muitas pessoas optam por fazer compras em mercados de bairro.

Outra opção é a franquia de supermercado virtual. Esse pode ser um nicho interessante. Pois pesquisas mostram que apenas cerca de 1% das redes de supermercados, possuem e-commerce.

A logística é o maior desafio deste tipo de negócio. Devido à isso, ao optar por uma franquia virtual, certifique-se que a forma de entrega está bem estruturada pelo franqueador, pois vai resultar na satisfação dos clientes.

Quanto custa uma franquia de mercado

Melhores franquias de mercado

Afinal, qual é o preço de uma franquia no ramo de supermercado?

O valor das franquias de mercado variam de acordo com a marca. Pois são vários pontos que determinam quanto custa uma franquia.

Só para exemplificar, quanto maior for a metragem da loja, mais caro será o aluguel e a instalação da unidade. Caso tenha que ter uma área para estacionamento, o custo será ainda mais elevado, se comparado à um pequeno mercado de bairro. E por aí vai.

Em seguida, conheça os principais custos ao abrir uma franquia de mercado.

  • Taxa de franquia para ter direito ao uso da marca;
  • Pagamento das luvas – Valor pago ao locador, pelo aluguel do ponto comercial;
  • Eventuais obras;
  • Capital de giro;
  • Compra do estoque inicial;
  • Valor do investimento inicial estipulado pela franqueadora, e que contempla o mobiliário, equipamentos diversos, computadores e outros itens necessários para a instalação da unidade.

Veja também, alguns custos para manter a unidade operante.

  • Salários e encargos do quadro de funcionários;
  • Gastos com luz, água, internet e materiais diversos;
  • Pagamentos para fornecedores – A reposição do estoque precisa ser constante, para que não falte nenhum produto nas prateleiras;
  • Royalties;
  • Taxa de marketing e publicidade;
  • Aluguel;

A melhor maneira de obter o valor de uma franquia é entrando em contato com as marcas, a fim de saber qual é a estimativa de investimento inicial.

Mas para ter uma idéia, uma franquia de mercadinho de bairro, pode custar cerca de R$ 175 mil, como no caso da franquia Zaeli. Ou pode custar entre R$ 1,2 milhão e R$ 2 milhões, que é o valor para abrir uma franquia Dia, no modelo loja (ponto próprio).

Continue a leitura para conhecer diversas franquias e os valores de investimento inicial.

Melhor franquia de mercado

Qual seria a melhor franquia de supermercado para investir? Há várias opções de franquias de supermercados. Seja um mercado gourmet, virtual ou atacadão, por exemplo.

Mas não existe uma única resposta para esse questionamento. Ou seja, não há somente uma marca que seja a melhor. O que existe, são as melhores franquias de supermercados, de acordo com o seu perfil de franqueado.

Por isso, é essencial encontrar uma marca, com a qual você possua identificação. E que você também esteja dentro do esperado pelo franqueador.

Então, opte por uma franquia, cujo método de trabalho esteja de acordo com o que você espera. Assim como o suporte, que precisa atender às suas necessidades.

Essas são apenas algumas, das muitas questões, que precisam estar alinhadas entre você e a marca.

Em conclusão, a melhor franquia de mercado, será aquela que estiver mais condizente com a sua saúde financeira, capacidade técnica, disponibilidade de tempo, características empreendedoras, etc.

Em seguida, você vai conhecer diversas redes de franquias de mercado de sucesso. Portanto, entre em contato com as marcas que mais despertam o seu interesse e saiba o valor da franquia de mercado.

Franquia de supermercado Dia

Franquia de supermercados Dia

O supermercado Dia foi fundado na Espanha. Hoje, além do país de origem, está presente no Brasil, Argentina e Portugal.

São mais de 3.700 franquias em operação, 8 centros de distribuição e 40 mil funcionários.

A rede atua através das bandeiras Dia%, Dia maxi e Dia Market.

A marca disponibiliza duas modalidades de negócio: Troca de bandeira ou Ponto próprio.

A troca de bandeira é ideal, para quem já possui um negócio em operação. Seja um supermercado, hortifruit ou um açougue, por exemplo. O valor estimado de investimento é entre R$ 100 mil e R$ 300 mil.

Outra opção de negócio é o ponto próprio. Nessa modalidade, é preciso que o franqueado possua o capital necessário, para a montagem de uma unidade do zero. Ou seja, para construção, mobiliário, e tudo o que for preciso para a implantação da franquia. O valor de investimento é de R$ 1,2 milhão à R$ 2 milhões.

Franquia de mercado de bairro Zaeli

Franquia de mercado de bairro Zaeli

A franquia Zaeli fabrica e distribui mais de 400 produtos. Nos mercados, também são vendidos produtos e alimentos de parceiros.

O franqueado não precisará se preocupar com o gerenciamento do estoque, pois é um software que fará essa gestão.

A rede oferece treinamentos intensos ao franqueado e aos colaboradores, projeto arquitetônico, marketing de mídia e promocional, softwares de gestão, entre outros.

O franqueado pode trabalhar através de quatro modalidades, ao mesmo tempo: Varejo, food service, atacado e e-commerce.

O valor da franquia de mercado Zaeli é cerca de R$ 175 mil. A marca não cobra taxa inicial de franquia, e o espaço para funcionamento da unidade, deve ter no mínimo 150 m².

Franquia de supermercado Pão de açúcar

Franquia de supermercado Pão de Açúcar

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) relançou a bandeira Compre Bem, para fazer parcerias com mercadinhos que queiram utilizar a bandeira “Aliados Compre Bem”.

O empreendedor que quiser se associar, precisa ter em seu estabelecimento de dois à quatro caixas.

Um dos intuitos do Grupo Pão de açúcar com a expansão dessa bandeira, é atingir o público C.

O alcance desse modelo de negócio é regional.

Sem dúvida, essa opção de negócio é uma alternativa para quem busca por franquias baratas, neste ramo.

Franquia de mercado Carrefour

Franquia de mercado Carrefour express

A rede foi fundada na França, em 1959. E está presente no Brasil há mais de 40 anos.

Atualmente conta com 364 mil colaboradores, em mais de 10 mil lojas, na Europa, Ásia e América Latina.

O grupo Carrefour possui os formatos Carrefour bairro, Carrefour hipermercado, Carrefour.com e Carrefour Express. Além disso, também tem o atacadão, posto, drogaria e supeco.

A marca tem uma linha de produtos próprios, cartão Carrefour e selos de garantia de origem (qualidade).

A marca tem plano para atuar no Brasil, através do franchising. O intuito é possibilitar que pequenos varejistas, do ramo de supermercados, se tornem aliados.

Franquia de mini mercado Extra

Franquia mini mercado Extra

O mini mercado Extra pertence ao grupo GPA alimentar.

O Extra foi criado em 1989, quando a rede de hipermercados Jumbo, foi reformulada e passou à se chamar Extra.

Hoje, a marca possui uma linha própria de produtos, que tem o nome de Qualitá. A proposta dessa linha, é oferecer produtos de qualidade, à um preço baixo.

O modelo de negócio mini mercado, disponibilizado pela marca, é ideal para quem quer atuar através de mercados de bairro, que são lojas com formatos menores.

A rede tem registrado ótimos faturamentos com esse formato de negócio.

Franquia de supermercado Smart

Smart supermercados

A Smart surgiu em 2.000, e atualmente está presente em mais de 500 municípios, sendo ao todo 706 lojas filiadas.

O modelo de franquia de supermercado, oferecido pela rede, funciona como uma espécie de parceria com os varejistas. O varejista passará à utilizar a marca Smart em seu estabelecimento.

Tanto os filiados, quanto os consumidores, tem à disposição uma linha de produtos de marca própria, que possuem alta qualidade, por uma preço acessível.

Entre as vantagens que o filiado terá, está o auxílio na operação da loja. Como por exemplo, supervisor de operações, visita na loja, suporte constante, treinamentos operacionais e gerenciais.

A franquia de mercado Smart também oferece ações de marketing, sistemas tecnológicos, compras centralizadas, etc.

Franquia de supermercado Cencosud

Loja da Cencosud

É um dos maiores grupos varejistas da América Latina, com mais de 40 anos no mercado. Ataualmente, a Cencosud possui supermercados na Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Brasil.

Além dos supermercados, a rede também possui casas de construção, shopping centers, hipermercados, lojas de departamentos, entre outros.

No Brasil, o grupo é o dono das bandeiras Prezunic, Bretas, Perini, Gbarbosa e Mercantil Rodrigues.

Ao todo, o grupo tem mais de 140 mil colaboradores. E a rede não para de crescer, em 2016 foi anunciado um plano de investimento no valor de US$ 2,5 bilhões.

Franquia de supermercado Mambo

Frente do mercado Mamboo

Uma opção de mercado online, hortifruit e açougue delivery, é a Rede Mambo.

A história da Mambo começou em 1982, quando foi inaugurada o primeiro supermercado da rede, em São Paulo.

Atualmente, todas as lojas estão localizadas na cidade de São Paulo, em bairros como Brooklin, Moema, Morumbi, Leopoldina, Vila Romana, entre outros.

Além das lojas físicas, as vendas também são feitas online, através do e-commerce.

Todos os dados aqui mencionados (incluindo valores) foram divulgados pela ABF, fornecidos pelas franqueadoras ou retirados da internet no momento da postagem desta matéria. Por isso, é imprescindível, que se faça contato diretamente com a(s) franquia(s) mencionada(s), a fim de confirmar as informações.