Tudo sobre franquia de quiosque – Saiba o custo real e conheça franquias de sucesso!

  • Compartilhe:
  • Publicado em
    Atualizado em
Pessoas que consomem nas franquias de quiosque

Abrir uma franquia de quiosque pode ser um ótimo negócio, para quem quer empreender, mas não dispõe de uma quantia de dinheiro necessária para a abertura de uma loja física. Além disso, as franquias de quiosque também são opções interessantes, para quem quer adquirir novas unidades em um menor espaço de tempo, fazendo com que a expansão ocorra mais rapidamente.

Isso porque os custos de investimento inicial, são inferiores aos de abrir uma loja. Independente se for em um shopping ou em uma loja de rua, pois nos formatos de negócio mais tradicionais, existem diversos custos iniciais que tornam a operação mais cara. Como por exemplo, mobiliário, eventuais obras, luvas (caso se aplique), a necessidade da aquisição de um estoque maior, entre outros.

Contudo, não são somente os custos para montagem da operação, que devem ser levados em conta. Sem dúvida, os custos com a manutenção da unidade franqueada, também devem ser analisados. Por exemplo, ao abrir uma franquia de quiosque, o gasto com funcionários será menor, porque é preciso apenas uma pequena equipe.

Entre as franquias mais procuradas, estão as franquias de quiosque em shopping, no setor de alimentação, maquiagem, sorvete, café, cervejas, quiosques localizados na praia, entre outras.

Contudo, esses não são os únicos tipos de franquias existentes no mercado. São várias as opções de produtos e serviços que são comercializados neste formato de negócio.

De fato, as franquias baratas em formato de quiosque e as microfranquias de quiosque, são as que mais atraem os empreendedores. Pois estes modelos de franquia, podem custar a partir de R$ 25 mil.

Além dessas vantagens, de acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising, anualmente as franquias de quiosque são responsáveis por um faturamento de mais de R$ 2 bilhões.

Como identificar as franquias de quiosque de sucesso?

Uma dúvida muito comum, entre as pessoas que querem empreender através de uma franquia de quiosque, é como identificar uma marca de sucesso.

Mas para saber isso, é preciso se atentar à inúmeros fatores. Portanto, uma análise minuciosa deve ser feita sobre a marca. Mas primeiramente, é preciso analisar seu próprio perfil empreendedor.

Afim de saber qual é o seu perfil empreendedor/franqueado, responda as seguintes perguntas:

  • Pretende se dedicar integralmente ao negócio?
  • Qual é o valor que tem disponível para investir?
  • Qual é o ramo de negócio que você mais se identifica? Seria melhor uma franquia de quiosque para shopping, em centro comercial ou no metrô, por exemplo?
  • O produto ou serviço que pretende oferecer, possui boa aceitação e/ou alta procura na sua região?

Após responder à essas perguntas, você saberá quais são as marcas e os tipos de franquias, que devem fazer parte da sua escolha. Pois você já vai eliminar da sua lista, as que não estão de acordo com o seu perfil. Ou pelo motivo de você não ter as características profissionais e/ou financeiras exigidas pela marca. Ou talvez pelo fato da franquia não atuar da forma como você gostaria que fosse.

O próximo passo é analisar as franquias pré-selecionadas por você:

  • Faça perguntas à marca. É essencial esclarecer todas as suas dúvidas;
  • Pesquise a opinião dos consumidores em relação à marca. Para isso, faça pesquisas no Google, Facebook, etc;
  • Visite outras unidades. Observe como é a organização, apresentação do quiosque e o atendimento aos clientes;
  • Leia atentamente o contrato da franquia.

Em conclusão, a franquia de sucesso, será aquela que melhor corresponder às suas expectativas. Além disso, que o  seu perfil de franqueado, esteja dentro do que é pedido pela marca.

Melhores franquias de quiosque para investir

Cliente compra nas melhores franquias de quiosque
As melhores franquias atraem clientes e faturam alto

Como já vimos anteriormente, diversas marcas são excelentes opções de investimento. Contudo, não existe a melhor franquia de quiosque. Pois o que existe é a franquia que melhor se enquadra nas suas expectativas, capacidades administrativas e possibilidades financeiras.

Até porque são vários os tipos de franquias em formato de quiosque, que atuam em segmentos distintos, e também em diversas faixas de investimento. Então, é preciso analisar se a melhor alternativa é abrir uma franquia de quiosque barato, ou uma das franquias de quiosque mais lucrativas e caras.

Entre as marcas mais conhecidas, estão a franquia de quiosque Nutella, a franquia de quiosque sorvete Mc Donalds, franquia Vivara Life, franquia de quiosque da Brahma, franquia Vult, entre outros. Contudo, como mencionamos, as opções são inúmeras.

Portanto, para te ajudar na escolha da melhor franquia em forma de quiosque, preparamos uma lista de franquias. Veja em seguida 30 franquias de quiosque no Brasil. Mas não deixe de continuar navegando pelo portal, para visualizar as demais franquias.

1 – Chilli Beans

Quiosque da Chilli Beans em shopping

A  Chilli Beans está presente no mercado desde 1997, e no franchising desde 2001.

Atualmente, a marca possui mais de 750 unidades franqueadas. Não só no Brasil, mas também em países como os Estados Unidos, Portugal, México, Chile, entre outros.

Entre os pré-requisitos para ser um franqueado da Chilli Beans, está a disponibilidade integral, para se dedicar totalmente ao negócio. Também é desejável que tenha experiência em liderar equipes, e no varejo.

Os quiosques tem uma área de 9 m², e podem ser instalados em shoppings e galerias.

Valor de investimento: A partir de R$ 150 mil.

O prazo de retorno do valor investido é de 36 meses.

2 – Franquia de quiosque O Boticário

Quiosque O Boticário

Abrir uma franquia em formato de quiosque O Boticário, é uma opção para quem deseja atuar no segmento de saúde, beleza e bem-estar.

Atualmente a marca possui mais de 280 franquias de quiosque, e está em constante expansão.

O faturamento do O Boticário, mostra o quanto a marca tem relevância para o varejo nacional. De acordo com a ABF, o faturamento anual é cerca de R$ 7,6 bilhões de reais.

A marca possui um amplo mix de produtos. Entre eles estão os perfumes femininos e masculinos; linha completa de maquiagem; produtos para cabelo, corpo e banho; cosméticos e esmaltes; acessórios diversos.

Valor de investimento: A partir de R$ 105 mil.

O prazo de retorno do valor investido é de 18 a 36 meses.

3 – Sóbrancelhas

Quiosque da Sóbrancelhas em funcionamento

Em 2103 a primeira unidade da Sóbrancelhas foi inaugurada na cidade de Taubaté, em São Paulo. Desde então o crescimento foi notório, e hoje a rede tem mais de 25 unidades presentes em 19 estados brasileiros.

Os serviços oferecidos nas lojas e quiosques da marca, são variados. Como por exemplo, alongamento de cílios, aplicação de henna, epilação egípcia, design de sobrancelhas masculino, limpeza de pele, entre outros.

Além da prestação de serviços de embelezamento, também tem a venda de produtos da própria marca. Entre eles estão o gel esfoliante facial e o lápis universal.

Para quem deseja se tornar um franqueado, saiba que a marca oferece treinamento exclusivo, equipe de marketing, consultoria de negócio, etc.

Valor de investimento: A partir de R$ 100 mil.

O faturamento médio é de R$ 35 mil, e a previsão de retorno do valor investido é de 8 a 18 meses.

4 – Franquia de quiosque Ragazzo

Coxinhas da Ragazzo

Para os investidores que estão interessados em investir em uma franquia de alimentação, a Ragazzo é uma opção de franquia de fast food de culinária italiana.

A rede brasileira pertence ao mesmo grupo do Habib’s, que em 2012 lançou o Ragazzo Express, no formato de quiosque. O intuito é favorecer a expansão da marca.

No variado cardápio da Ragazzo, estão as massas, pizzas, risotos, salgados, sobremesas, saladas, entradas, gelados, entre outros.

A marca oferece apoio ao franqueado, não só durante a abertura da unidade, mas também após a inauguração. Como por exemplo, treinamento para funcionários, fornecimento de produtos fabricados na cozinha central, auxílio na escolha do ponto comercial, etc.

Valor do investimento: A partir de R$ 150 mil

A área mínima para funcionamento do quiosque é de 6 m².

5 – Franquia de quiosque Bob’s

Quiosque de sorvete da marca Bob's

Fundada no Rio de Janeiro, o Bob’s se tornou uma grande referência de fast food.

A franquia atua no mercado de alimentação, há mais de 66 anos. Com o passar do tempo, o crescimento foi grande, e fez também com que a rede acumulasse 22 selos de excelência da ABF – Associação Brasileira de Franchising.

Sem dúvida, os lanches e demais itens encontrados no cardápio, são amplamente conhecidos. Entre eles estão os hamburgueres, milk shakes e sorvetes.

Além dos formatos de negócios loja de rua, praças de alimentação, espaço compartilhado e Drive Thru, a marca também tem o quiosque.

Valor de investimento: A partir de R$ 185 mil

Neste valor não está inclusa a taxa de franquia.

6 – Franquia de quiosque Kopenhagen

Grande quiosque da Kopenhagen

Uma das franquias mais famosas de chocolates, é a franquia Kopenhagen.

Presente há cerca de 89 anos no mercado, atualmente possui mais de 300 unidades franqueadas e 50 próprias. Os produtos vendidos, já são bem conhecidos pelos consumidores. Entre eles estão os tabletes, sorvetes, colher língua de gato, nhá benta, entre outros.

A marca está em constante expansão, e procura por pessoas com espírito empreendedor, que queiram atuar ativamente na unidade franqueada, e que tenha identificação com o mercado de chocolate.

Entre os modelos de negócio disponibilizados pela marca, está o quiosque, que possui um menor valor de investimento, se comparado ao de uma loja física.

Valor de investimento inicial: A partir de R$ 200 mil

O capital de giro e o estoque inicial não estão inclusos nesse valor.

7 – Franquia de quiosque Cacau Show

Pequena unidade da Cacau Show

Uma opção de franquia de quiosque de alimentação, no ramo de chocolates, é a Cacau Show.

A Cacau Show foi fundada em 1988. Atualmente a rede tem mais de 2.000 unidades em todo território brasileiro. As lojas, quiosques e gelaterias estão presentes nos principais shoppings, ruas, centros comerciais e universidades.

De acordo com a marca, anualmente são mais de 300 milhões de chocolates vendidos.

A rede de chocolates possui um mix de produtos amplo e variado. Como por exemplo, trufas, tabletes, linha zero, Lacreme, bendito Cacau, presentes e kits.

Valor do investimento inicial: A partir de R$ 120 mil

Neste valor, já está inclusa a taxa de franquia, instalações, capital de giro, entre outros.

8 – Franquia de quiosque Havaianas

Estande da Havaianas

A marca Havainas está entre as franquias mais famosas do Brasil. Prova disso, é que quando se fala em chinelo, a primeira marca que lembramos é a Havaianas.

O grande investimento que a marca faz em marketing, resulta em grandes números. Só para exemplificar, os produtos são vendidos em mais de 117 países.

Além dos chinelos de borracha, a marca também comercializa óculos, roupas, sandálias, tênis, rasteiras, alpargatas e acessórios.

A rede oferece amplo suporte aos franqueados. Como por exemplo, treinamentos, reciclagens para colaboradores, marketing, software de gestão, entre outros.

Valor de investimento inicial: Entre R$ 75 mil e R$ 115 mil

O pay back é de 6 a 12 meses.

9 – Ares Perfumes

Produtos da Ares Perfumes

A Ares Perfumes é uma marca brasileira, que atua no mercado de beleza e bem-estar, fabricando e comercializando cosméticos e perfumaria fina.

Além do modelo de quiosque, a marca também disponibiliza as opções de abrir uma loja e trabalhar com venda direta.

O mix de produtos é bem variado. Como por exemplo, hidratantes, nutricosméticos, fragrâncias para ambiente, linha corpo & banho, entre outros.

Entre os motivos para se tornar um franqueado, citados pela Ares perfumes, estão os produtos de alta qualidade e perfume de alta fixação. Além disso, há eventos e convenções motivacionais, apoio na escolha e negociação do ponto comercial, rede de franquias padronizadas, etc.

Valor de investimento: A partir de R$ 80 mil.

O faturamento mensal estimado é entre R$ 25 mil e R$ 40 mil.

10 – Mestre-Cervejeiro.com

Quiosque do Mestre-cervejeiro

É uma rede de cervejas artesanais, que possui unidades em 20 estados brasileiros, comercializando mais de 3.500 rótulos. Além disso, tem cervejas próprias e exclusivas.

A franquia Mestre-Cervejeiro.com possui mais de 14 anos de experiência no mercado. decerto, esse Know How é utilizado nas mais de 60 unidades em operação.

Para você que está interessado, em abrir uma franquia de quiosque de cervejas artesanais, saiba que a marca oferece suporte e assessoria ao franqueado. Além disso, oferece treinamentos a respeito dos produtos comercializados e da cultura da cerveja.

Valor de investimento: A partir de R$ 80 mil.

O tempo de instalação do quiosque é em média de 2 meses.

Todos os dados aqui mencionados (incluindo valores) foram divulgados pela ABF, fornecidos pelas franqueadoras ou retirados da internet no momento da postagem desta matéria. Por isso, é imprescindível, que se faça contato diretamente com a(s) franquia(s) mencionada(s), a fim de confirmar as informações.