Franquia de Saúde

Franquia de saúde no Brasil

Se existe um tipo de serviço que é indispensável para a população mundial, são os serviços de saúde. Independente de classe social ou qualquer outro aspecto, todos precisam cuidar e manter a boa saúde. E é por isso, que independente de existir ou não crises financeiras no país, a franquia de saúde continua sendo um ótimo investimento.

Para se ter uma idéia do quão este segmento é promissor, as franquias de saúde, beleza e bem estar registraram crescimento de 12,1% no faturamento em 2017. De acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising, o faturamento foi de R$ 30 bilhões. Com isso, este segmento passou à ser o segundo maior dentro do Franchising. Em questões de faturamento, perde apenas para as franquias de alimentação.

Um dos principais motivos para este crescimento, está a longevidade da população. E é por isso que, ocorre uma grande venda de medicamentos, realização de exames, atendimentos médicos, prestação de serviços odontológicos, aparelhos auditivos, venda de planos de saúde, entre outros.

São vários os tipos de franquias na área de saúde, como por exemplo:

  • Franquia home care enfermagem;
  • Franquias na área de psicologia;
  • Franquia de saúde ocupacional;
  • Franquia de saúde popular;
  • Franquia de seguro saúde.

Passo a passo para abrir uma franquia de saúde

Talvez você queira abrir uma franquia de saúde barata ou uma grande franquia de clínica de saúde popular, por exemplo. Mas o fato é que independente do tipo de negócio, você precisará passar por algumas etapas, para garantir uma boa escolha de marca e o sucesso da nova unidade franqueada.

Em seguida, preparamos dicas, de forma resumida, para te auxiliar na abertura de uma franquia. São 8 passos para empreender através de uma das franquias de saúde no Brasil.

Lista de franquia de saúde

1 – Escolha um nicho para investir

São várias tipos de negócios para a sua escolha. Pode ser por exemplo, uma franquia de saúde e beleza, clínica de saúde, convênio médico ou uma das franquias baratas de saúde.

A dica é que o investimento seja feito na área em que você possui maior identificação. Pois independente de você ser ou não da área médica / saúde, você precisará estar presente na unidade. E em muitas vezes, até trabalhar no dia a dia.

Portanto, além do potencial de lucratividade na sua região, reflita se você gostaria de trabalhar neste negócio, pelos próximos anos.

2 – Conheça as normas de funcionamento de uma franquia de saúde e bem estar

Uma franquia na área de saúde requer cuidados e tarefas específicas. Aliás, esse é um dos motivos que  fazem com que optar por uma franquia, ao invés de montar uma nova empresa “do zero”, seja melhor. Principalmente se você não é um profissional formado na área de saúde, ou nunca empreendeu neste ramo.

Procurar saber quais são as normas à serem seguidas, vai fazer com que você possa escolher melhor em qual nicho atuar.

Por exemplo, para abrir uma franquia de farmácia é preciso que durante todo o horário de funcionamento, haja um farmacêutico presente na unidade. E se você for abrir uma clínica médica, é necessário seguir as regras para gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. E por aí vai.

3 – Defina o valor do investimento

Tenha em mente que o preço “real” de uma franquia, nem sempre será o divulgado como “investimento inicial”. Isso porque se for uma clínica médica, por exemplo, será necessário pagar o aluguel de um espaço amplo. E as luvas não estão inclusas no valor do investimento. Pois esse é um gasto que não envolve a franqueadora.

Já nos casos de uma franquia de plano de saúde Home Office ou home based, não é necessário ter um espaço físico para funcionamento.

Esse é apenas um exemplo, pois os custos são diversos. Capital de giro, taxa de franquia, eventuais obras, mobiliário, etc.

Portanto, saiba exatamente quanto você tem disponível para investir. Dessa forma, você conseguirá escolher entre as franquias que estão de acordo com as suas possibilidades financeiras.

Ou seja, saberá se é melhor buscar por franquias baratas de saúde ou se será possível abrir uma franquia mais cara.

4 – Busque a lista de franquias de saúde

Aqui no Espaço Franquias, você encontra inúmeras opções de marcas que atuam no ramo de saúde. Conheça todas as alternativas e entre em contato com o maior número possível de marcas.

Claro que, contacte somente as que atuam na área que você pretende empreender. Pois somente dessa forma, você poderá fazer um comparativo, a fim de analisar os pontos fracos e fortes de cada uma.

5 – Faça pesquisas sobre a marca

Como saber se tal franquia é confiável, tanto para os clientes, quanto para os franqueados? Simples! Dá um Google para ver a reputação online da marca.

Nas redes sociais também é possível ver os comentários, depoimentos e entender melhor a forma que a marca se posiciona no mercado.

Mas não se limite apenas à internet. É preciso pesquisar também como é a empresa offline. Ou seja, qual é a opinião dos atuais franqueados.

Assim, você saberá como é o dia a dia da operação, se o suporte oferecido é ágil, se existe um bom convívio entre o franqueado e a franqueadora, se o faturamento está sendo o esperado e por aí vai.

6 – Esclarecimento de dúvidas e contrato

Logo após escolher qual franquia deseja abrir, é o momento de conversar e esclarecer toda e qualquer dúvida.

Saiba que além de você, a própria franqueadora tem muito interesse em conversar e alinhar todos os pensamentos. Até porque, você está analisando a marca, mas também será analisado.

Isso porque antes de montar uma unidade, você passará por um processo de seleção. Neste processo, a rede vai verificar se você tem as características empreendedoras necessárias para fazer a gestão do negócio. Além disso, se você tem uma boa saúde financeira e dispõe do valor para investimento, entre outras questões.

Se aprovado, o passo seguinte é o contrato da franquia. Esse é o momento de ler atentamente todas as cláusulas. Se certifique de poder cumprir com todas as suas responsabilidades. E claro, você precisa estar de acordo com todas as cláusulas.

7 – Aprenda e se prepare para a área da saúde

Independente se você tem formação acadêmica como médico, farmacêutico ou psicólogo, por exemplo. O fato é que, ao se tornar um franqueado você vai passar por treinamentos. Não só você, mas também a sua equipe.

Aproveite este momento também para tirar eventuais dúvidas, sobre a gestão financeira e operacional do negócio.

8 – Inauguração e trabalho

A partir de agora, trabalhe com muita dedicação e empenho. Pois para ter uma franquia de saúde de sucesso e lucrativa, é preciso colocar todo o Know How que foi transferido pela franqueadora, em prática.

Além das despesas mensais inerentes ao negócio, as taxas que você passará a pagar mensalmente à rede, da qual faz parte, são os royalties e a taxa de propaganda.

Visão geral sobre o mercado de saúde

Foto ilustrativa sobre a visão geral do mercado de saúdeDe fato, à medida que a população cresce, aumenta também a demanda por cuidados com a saúde. Isto é, a população está envelhecendo e fazendo com que os serviços de saúde se tornem indispensáveis.

Esse fato ocorre não só no Brasil, como também em todos os países do mundo, desde que as pessoas tenham saneamento básico e outras condições essenciais para a saúde e qualidade de vida.

Só para ilustrar, nos Estados Unidos, a assistência médica ultrapassou recentemente o emprego na indústria e no varejo. E a previsão é que isso aumente cada vez mais, visto que a longevidade é uma realidade e está longe de ser algo passageiro. Pois com a maior consciência da população em relação à hábitos de vida saudável e pesquisas avançadas para prevenção e cura de doenças, as pessoas vão viver cada vez mais.

Um dado que elucida o mercado de saúde, é que o setor privado representa quase 60% dos gastos com saúde no Brasil. Só para exemplificar, são mais de 121 mil estabelecimentos ambulatorias na saúde suplementar (248,5 estabelecimentos para cada 100 mil pessoas). Já no SUS o número cái para 76 mil (37,1 estabelecimentos para cada 100 mil pessoas).

Os números do setor são de acordo com a ANS Tabnet (junho de 2016) e IBGE (Projeção da População do Brasil por sexo e idade: 2000-2060).

Lista de franquias de saúde de sucesso

Após tomar a decisão de montar uma franquia de saúde, o que os empreendedores querem é ter uma franquia de saúde de sucesso.

Ou seja, aquela que tem bom faturamento, onde a franqueadora oferece um ótimo suporte e uma marca que já é conhecida nas regiões em que atua.

Mas para encontrar a melhor franquia, de acordo com o seu perfil empreendedor, é importante conhecer as marcas, e posteriormente entrar em contato com elas. Assim, haverá a certeza de que tal marca, é ou não uma franquia de sucesso.

Para te auxiliar na tarefa de buscar franquias de saúde no Brasil, preparamos uma lista com as principais marcas do mercado. Continue a navegação pelo Portal, para conhecê-las.

Em seguida, você visualiza algumas opções de franquias de saúde.

Franquia Acesso Saúde

Franquia Acesso Saúde

Para quem deseja abrir uma franquia de saúde no ramo de clínica médica, uma boa opção é a Acesso Saúde.

A rede oferece serviços de consultas médicas, realização de exames e serviços odontológicos. Tudo isso em um único lugar.

A marca tem mais de 11 anos de experiência. A primeira clínica foi inaugurada na cidade de Colombo, no Paraná. E atualmente são mais de 30 unidades, entre clínicas franqueadas e próprias.

O valor da franquia Acesso Saúde é a partir de R$ 280 mil.

Franquia de saúde Docctor Med

Franquia de saúde Docctor Med

Mais uma opção de franquia de saúde popular é a Docctor Med, que oferece serviços de consultas e exames à preços acessíveis.

São mais de 40 unidades espalhadas em todo o Brasil. Como por exemplo, no Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, Amazonas, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A rede procura por franqueados que tenham habilidades administrativas e de gerenciamento de pessoas. Além disso, que trabalhe em harmonia com as diretrizes da franqueadora, se identifique com o segmento da franquia, entre outras características empreendedoras.

O preço da franquia é a partir de R$ 440 mil. O payback é de 18 a 24 meses.

Franquia de saúde Essencial Care

Franquia de saúde domiciliar Essencial Care

Para quem está a procura de uma franquia home care enfermagem ou de franquias na área de psicologia, a Essencial Care é uma boa alternativa.

Presente no mercado desde 2007, a rede atua nas áreas de enfermagem, assistência psicológica, fisioterapia, internação domiciliar, fonoaudiologia, assistência farmacêutica,  entre outros.

A marca oferece suporte constante ao franqueado. Além disso, possui fornecedores homologados, sistema de gestão próprio, marketing e propaganda.

O valor da franquia é a partir de R$ 120 mil.

Todos os dados aqui mencionados (incluindo valores) foram divulgados pela ABF, fornecidos pelas franqueadoras ou retirados da internet no momento da postagem desta matéria. Por isso, é imprescindível, que se faça contato diretamente com a(s) franquia(s) mencionada(s), a fim de confirmar as informações.