Franquia de Serviços Automotivos

Franquia de Serviços Automotivos: Acelere Seus Investimentos

Para muitos, possuir um negócio é parte de um sonho e um caminho para ser próspero. Por isso, alcançar esse sonho pode começar com a ideia de abrir sua franquia de serviços automotivos.

Sem dúvida, uma das maiores vantagens de ter seu próprio negócio é que você pode definir as horas que irá trabalhar com os clientes e assumir o controle sobre o futuro da sua carreira.

Então, se você está apenas começando no setor automotivo, uma franquia pode ser ideal para você!

Mas antes de começar seu negócio de franquia é importante conhecer cada etapa desse tipo de negócio. Confira abaixo:

1. Mercado de serviços automotivos

Se você está interessado em abrir sua própria oficina, agora é um ótimo momento, porque o mercado de mecânica está experimentando ganhos significativos de lucro.

A maioria dos motoristas tem carros com pelo menos 10 anos de idade, o que significa que a necessidade de um mecânico de automóveis está crescendo para mais consumidores.

As oficinas de reparação de automóveis são empresas lucrativas, e o valor de abrir uma franquia depende do modelo de franquia que você pretende investir.

Nesse ramo, existem franquias baratas e microfranquias, que possuem um custo relativamente menor comparado aos modelos de franquia tradicionais. A ideia de abrir uma franquia é boa para pessoas que são mecanicamente inclinadas ao sucesso.

O setor é altamente competitivo, pois os fornecedores tem grande poder para estabelecer e negociar os preços de seus produtos e serviços para oficinas de reparo.

A maior vantagem, ao iniciar uma franquia é que você não passará pelos problemas iniciais de como abrir uma loja de serviços automotivos. Já que o franqueador já passou por essa etapa e possui a fórmula ideal do negócio.

Franquia de serviços automotivos para investir

2. Custo para abrir uma oficina de serviços automotivos

Antes de gastar um centavo abrindo sua franquia, você precisa saber o custo total projetado para começar a trabalhar.

Se não o fizer, poderá ficar sem fundos antes de conquistar o seu primeiro cliente.

1. Taxa inicial – É basicamente a taxa de cobertura para a entrada no sistema de franquia.
2. Máquinas e equipamentos.
3. As taxas de aluguel do local (variam dependendo do tamanho).
4. Um bom conjunto de ferramentas (Ferramentas manuais, como alicates de freios, puxadores de rolamentos, chaves de anel e de extremidade aberta, dependendo do seu trabalho, mas precisam estar em conjuntos completos).
5. Custo de seguro.
6. Impostos.

Estas não são todas as taxas associadas à abertura de uma franquia de serviços de automóveis, mas são geralmente as taxas mais comuns.

3. Tipos de serviços automotivos

Uma franquia de serviços automotivos fornece reparos e manutenção de veículos para consumidores e empresas. Mas também pode oferecer serviços como instalação personalizada de sistemas estéreo e de alarme, seguros para carros, venda de motos, tingimento e upgrades de reposição.

Franquia de serviços automotivos

Você também pode se especializar em reparos para fabricantes de automóveis específicos. Se você se especializar, você pode ganhar uma reputação mais rápida na área. Portanto, antes de abrir sua franquia de serviços automotivos, conheça os serviços que planeja oferecer.

Se você quer se especializar, precisará fazer uma pesquisa de mercado para garantir que haja demanda suficiente para seu novo negócio.

4. Características de um empreendedor de franquia de serviços automotivos

Habilidades das pessoas são primordiais neste negócio e ter algumas habilidades são pré-requisitos ao iniciar uma oficina de reparação de automóvel da maneira certa. Veja em seguida, quais são:

  • Saber administrar o dinheiro do negócio;
  • Saber negociar;
  • Saber identificar as habilidades das pessoas;
  • Ser resiliente;
  • Ter foco.

Se você se preocupa com seu trabalho, os clientes se preocupam em usar sua oficina ou outro tipo de empresa, para fazer todos os reparos e/ou adquirir produtos/serviços. Então, se você ama o que faz e quer fazer isso por si mesmo, vá em frente!

Além disso é preciso um bom conhecimento do equipamento da oficina para tomar todas as decisões corretas. Mas também é importante que você aprenda a usar e manter os equipamentos corretamente.

5. Local ideal pra franquia de serviços automotivos

Seu sucesso também poderá ser definido a partir da escolha do local da sua oficina de conserto de carros. Alugar um local já específico para oficina de reparo pode ser mais barato do que comprar um local e construir a partir do zero.

  • Primeiramente, procure locais que sejam convenientes. Pois se a sua franquia é muito isolada, é improvável que os clientes venham até você;
  • Por conseqüência, sua localização também deve ser capaz de acomodar um escritório para você cuidar de suas necessidades administrativas e uma área de sala de espera para seus clientes;
  • Por fim, fique perto das principais estradas da cidade.

6. Contrate bons profissionais

De fato, ao abrir sua franquia, você não poderá fazer todo o trabalho sozinho, então, provavelmente precisará de funcionários qualificados e dispostos ao sucesso da sua franquia.

Profissionais para franquia de serviços auto

O processo de contratação deve começar pelo menos um mês antes da inauguração da sua franquia. Nesse tempo, verifique referências e encontre os melhores candidatos.

Pessoas que possuem as seguintes características são bons candidatos:

  • Competência – Um bom profissional está bem preparado para a realização do trabalho. Além de que, são atualizados sobre as últimas tendências em seu nicho;
  • Boa comunicação;
  • São criativos – Os profissionais de maior sucesso são criativos e pensam em maneiras exclusivas de resolver problemas para seus clientes;
  • Colocam o cliente em primeiro lugar;
  • São responsáveis;
  • São confiáveis;
  • Amam sua carreira – Bons profissionais trabalham para objetivos mais elevados, como a excelência e a construção de relacionamentos duradouros.

7. Faça o treinamento oferecido pelo franqueador

A princípio, o treinamento contínuo em todos os aspectos da operação de negócios é claramente um benefício de se tornar um franqueado. Pois, a maioria dos franqueados podem não ter dirigido negócios antes, portanto precisam de treinamento.

Todos os treinamentos devem, é claro, ter objetivos claros e alguma avaliação posterior para garantir que o resultado desejado será alcançado.

Franqueado empresa de serviços auto

Além disso, uma boa empresa de serviços automotivos garantirá que você tenha todos os manuais de proprietários e peças, bem como diretivas de serviço para todos os equipamentos ??que você compra ou arrenda.

A empresa também deve ser capaz de fornecer qualquer treinamento necessário para operar cada máquina com segurança.

Por fim, para crescer sua franquia, deve haver treinamento e desenvolvimento contínuo de todos os envolvidos, para que você e seus funcionários possam servir melhor cada cliente e alavancar o sucesso do negócio.

8. Torne-se seu próprio patrão

Abrir uma franquia de serviços automotivos pode, certamente, ser o seu bilhete para o sucesso. Mas é importante saber que é necessário muito trabalho e habilidades gerais para se destacar nesse mercado.

No final, o trabalho que você faz e a maneira como você faz seus clientes se sentirem é o que realmente importa! Esforce-se para ter um negócio consistente e eficaz em que as pessoas possam confiar.

9. Inicie sua franquia de serviços automotivos

Uma vez que sua franquia esteja funcionando, aprenda o máximo que puder sobre seu novo negócio.

Quase todos os setores tem associações e reuniões em que os proprietários de empresas se reúnem e compartilham ideias. Certamente seus colegas franqueados também podem oferecer uma ótima visão do seu setor, não ignore essa valiosa rede.

Montar franquia barata de serviços auto

Negócio de serviços automotivos é uma das melhores opções para investir quando se trata de bons retornos financeiros. Mas você precisa ser criativo e ficar um passo à frente de seus concorrentes para sustentar sua posição no mercado.

Mas em resumo, se você tem um capital para investir ou está iniciando seu negócio com pouco dinheiro, o sucesso final do seu negócio depende de suas habilidades e criatividade.

Todos os dados aqui mencionados (incluindo valores) foram divulgados pela ABF, fornecidos pelas franqueadoras ou retirados da internet no momento da postagem desta matéria. Por isso, é imprescindível, que se faça contato diretamente com a(s) franquia(s) mencionada(s), a fim de confirmar as informações.