Franquia de Serviços e Negócios

Franquia de Serviços e Negócios – Como escolher a franquia ideal!

Hoje, a maioria das organizações está acostumada a buscar ajuda externa de provedores de serviços business-to-business (B2B) para gerenciar seus negócios de forma eficaz. E iniciar uma franquia de prestação de serviços e negócios pode ser o caminho para o sucesso de um empreendedor.

De fato, ter o seu próprio negócio e produzir sua própria renda é o sonho de muitos trabalhadores. Portanto, abrir uma franquia pode ser a oportunidade de sucesso que muitos estão buscando.

Mas antes de colocar o negócio em prática é importante saber como funciona uma franquia de serviços e negócios.

1 – Vantagens de iniciar uma franquia de serviços e negócios

Franquia de serviços e negócios para investir

Franchising é uma das formas mais populares de expansão de negócios atualmente. Afinal, é um método de expansão que permite que um negócio cresça rapidamente. E em muitas vezes, com um mínimo de capital próprio.

No entanto, quando você considera o franchising primeiro como um modelo de negócios, uma das escolhas que surge é qual tipo de negócio e em qual setor você irá se adaptar melhor. E uma boa escolha é uma franquia de serviços e negócios. A seguir descubra as vantagens:

Entrada fácil e baixo custo

Franquias de serviços geralmente são franquias baratas ou microfranquias (onde o custo de entrada é bem mais barato).

Muitas franquias de serviços e negócios podem ser iniciadas em casa, eliminando as despesas com aluguel e equipamentos mensais. No entanto, dependendo do negócio, alguns equipamentos e suprimentos serão necessários.

Horários flexíveis

Alguns negócios permitem que você faça negócios somente com hora marcada, possibilitando que você defina suas próprias horas e equilibre sua vida pessoal e profissional. (Uma das maiores vantagens de possuir uma franquia de serviços)

Relacionamentos pessoais

Quando você possui um negócio de franquia orientado a serviços, também tem a oportunidade de construir uma boa reputação pessoal. Ao fornecer o melhor serviço disponível para empresas e pessoas que precisam de seus serviços, você construirá essa boa reputação e seus clientes estarão mais propensos a retornar por causa da qualidade do serviço que receberam de você.

2 – O que é uma franquia de serviços e negócios?

Franquias de serviços e negócios, são franquias que oferecem soluções para o dia a dia das pessoas.

Franquias de serviços vem em uma ampla seleção, muitas com uma demanda relativamente constante, não importa qual seja a economia. Aqui está uma lista de algumas das principais categorias que você pode escolher:

  • Automotivo – reparo, troca de óleo, lavagem de carros, silenciador e freio, pintura;
  • Negócios – serviços fiscais, contabilidade, coaching, pessoal, zeladoria, sinais, impressão e segurança;
  • Crianças – arte, fitness, esportes, reforço escolar, creche, pré-escola.
  • Consumidor – corte de cabelo, viagem, fotografia, esportes, treinamento, massagem, bronzeamento e muitos outros serviços oferecidos ao consumidor;
  • Casa – elétrica, encanamento, carpintaria, pintura, segurança, imobiliário, inspeção, isolamento, janelas, remoção de lixo e imobiliário;
  • Animais de Estimação – lavar/passear,lojas de animais;
  • Idosos – atendimento domiciliar, serviços médicos, planejamento imobiliário, reformas, fisioterapia e etc;
  • Técnico – serviço de computadores e outros equipamentos e reparação, web design, telecomunicações.

Os negócios de serviços de idosos, negócios de serviços de animais de estimação e negócios de serviços relacionados às crianças estão crescendo muito. As pessoas estão gastando cada vez mais com seus animais de estimação, mesmo quando seus orçamentos são apertados.

Os gastos com programas extra-escolar das crianças tem feito o setor crescer e como os idosos vivem mais e permanecem mais saudáveis, as melhores marcas de franquias estão fornecendo serviços para atender às crescentes necessidades dessa demografia em expansão.

Em conclusão, há diversos segmentos que fazem parte das franquias de negócios e serviços.

3 – Atributos de candidatos a franquia de serviços e negócios

Candidato a franquia de serviços e negócios

Confira os atributos que os franqueadores buscam em candidatos à franquias no setor de negócios e serviços.

Todos os franqueadores querem candidatos que sigam os seguintes critérios:

  • Primeiramente, que paguem royalties a tempo;
  • Em segundo lugar, que possuam habilidades de vendas e conhecimento;
  • Saibam administrar um negócio;
  • Mostrem liderança e potencial de crescimento;
  • Sejam bons comunicadores;
  • E por fim, que sejam voltados para a expansão.

Eles também procuram alguém capaz de equilibrar suas vidas profissionais e pessoais. Procuram quem se move facilmente entre todos os diferentes papéis exigidos de um franqueado, e quem acredita no produto ou serviço tão fortemente que se tornam embaixadores da marca e até mesmo um evangelista.

Na franquia de serviços e negócios, um franqueador vai querer saber se você ou a equipe que você escolher realmente gosta de servir as pessoas.

Pois numa franquia de serviços você precisará de habilidades pessoais para contratar, treinar, gerenciar e reter funcionários.

Em conclusão, você pode ser dono de uma franquia de serviços e negócios, mesmo sem qualquer experiência anterior em negócios.

4 – Custos de adquirir uma franquia de serviços e negócios

Sem dúvida, os custos de uma oportunidade de franquia de serviços e negócios são geralmente muito inferiores, aos de uma empresa que você tem que começar completamente por conta própria.

Começar um negócio por conta própria pode chegar a um custo altíssimo.

Uma oportunidade de franquia, por outro lado, pode custar bem menos.

Além dos custos iniciais, muitas franquias business-to-business orientadas a serviços tem baixos custos indiretos.

Também é possível que você inicie um negócio orientado a serviços com poucos ou nenhum funcionário. Você pode começar por trabalhar sozinho (modelo home office ou home based) ou optar por começar com um ou dois funcionários. Isso economiza dinheiro também.

5 – Como escolher a franquia de serviços e negócios ideal

Melhor franquia de serviços e negócios

Confira se a empresa possui treinamento inicial e suporte contínuo

A empresa deve não apenas planejar e aperfeiçoar os seus processos de negócios, mas também deve oferecer toda a experiência necessária para manter o negócio funcionando sem problemas.

Portanto, confira se a empresa tem uma equipe talentosa que ajuda os franqueados com questões relacionadas a marketing, contabilidade, agendamento e muito mais.

Analise como sua escolha de franquia se encaixa com você

Combine sua escolha com sua própria personalidade, aptidões, habilidades e experiência. Pois a principal coisa a ter em mente é que ter sucesso com uma franquia de serviços e negócios, absolutamente requer que você seja um bom vendedor.

Lembre-se que o estilo de vida é um aspecto a considerar ao decidir sobre um serviço ou franquia de varejo.

6 – A localização é importante para franquia de serviços e negócios

Micro franquias de prestação de serviços

A localização obviamente é importante para franquias de varejo. Mas uma boa localização também pode fazer a diferença para um franqueado de serviços e negócios, porque os clientes podem optar por visitar o negócio.

A localização também pode ser importante para um franqueado, mesmo que os clientes não o visitem, porque o ambiente de trabalho pode afetar a eficiência de um franqueado.

Portanto, mesmo que você seja um franqueado de serviço e não dependa de um local de tijolo e cimento para atrair clientes, encontre o lugar que lhe permite fazer o que quiser, do jeito que você quer ou precisa e com lucro.

 

 

7 – Tenha sucesso investindo na franquia de serviços e negócios

Franquia de serviços e negócios de sucesso

De fato, as franquias são atraentes para novos empreendedores que querem o risco reduzido de um serviço comprovado, enquanto ainda são seus próprios patrões. Inegavelmente, a vantagem de ser um franqueado é que você obterá apoio da empresa-mãe ou de outros franqueados para garantir o seu sucesso.

Qualquer um que considerar seriamente a compra de uma franquia terá que, eventualmente, decidir se uma franquia de “serviço” ou uma franquia de “varejo” é mais adequada. É uma decisão que pode determinar sua eficácia final como um operador de franquia.

Se você é capaz de trabalhar de forma independente e tem um conjunto de habilidades especializadas que poderiam ser bem aproveitadas, certamente, uma franquia baseada em serviços e negócios é a opção ideal para você. Pois, como visto no post há muitos benefícios que fazem desta oportunidade de franquia um investimento que vale a pena.

Todos os dados aqui mencionados (incluindo valores) foram divulgados pela ABF, fornecidos pelas franqueadoras ou retirados da internet no momento da postagem desta matéria. Por isso, é imprescindível, que se faça contato diretamente com a(s) franquia(s) mencionada(s), a fim de confirmar as informações.