Franquia McDonald’s – Valor? Como abrir? [informações atualizadas]

  • Compartilhe:
  • Publicado em
Como abrir uma franquia McDonald's

Já se imaginou entrando para uma rede com mais de 33.000 restaurantes espalhados em 119 países? Pois isso vai acontecer se você abrir uma franquia McDonald’s.

A marca é líder no segmento de fast food, tendo conquistado consumidores assíduos em todo o mundo. Muitos dos clientes já relacionaram o fato de comer hambúrguer com batata frita, à ir em uma unidade do McDonald’s.

Os lanches são entregues de forma rápida, justamente por ser um fast food. Além disso, a qualidade dos produtos e os preços, que são acessíveis quando comparados às hamburguerias gourmet, atraem cada vez mais pessoas.

Mas não são apenas os apaixonados por hambúrguer que tem interesse pela marca. Com toda a certeza, muitos empreendedores sonham em se tornar franqueados.

De fato, abrir uma franquia de quiosque do sorvete McDonald’s ou um restaurante da marca, é entrar para uma grande rede de sucesso comprovado.

Portanto, se você é uma das pessoas que querem comprar uma franquia do McDonald’s, continue a leitura. Pois preparamos um guia completo de como ser um franqueado da marca. Nessa matéria, você vai encontrar as respostas para as dúvidas mais frequentes e outras informações, tudo de forma clara e objetiva.

Como funciona a franquia McDonald’s

Apesar de ser uma marca muito atual, por estar sempre se renovando, o McDonald’s é uma empresa franqueadora desde o ano de 1955.

De lá pra cá, certamente muita coisa mudou. Os lanches, a estrutura e o layout dos restaurantes, foram apenas alguns pontos que passaram por mudanças ao longo dos anos.

O franchising sempre foi a forma predominante de fazer negócios. Por isso que, o McDonald’s continua comprometido com os franqueados, pois eles desempenham um papel importante no sucesso do sistema.

Uma curiosidade é que os novos franqueados costumam comprar uma franquia já existente. Por exemplo, nos Estados Unidos, grande parte dos novos franqueados entram para a rede, comprando um restaurante em operação, seja diretamente com o McDonald’s ou de um franqueado. A quantidade de pessoas que entram no sistema comprando um novo restaurante é bem pequena.

Quanto custa abrir uma franquia do McDonald’s

Letreiro do McDonald's e Mc Café

Como é de se imaginar, o custo para fazer parte da rede não é baixo. Até porque a estrutura do negócio não é pequena. Além disso, ter o direito ao uso de uma marca mundialmente conhecida, tem seu valor.

Primeiramente, vamos falar sobre a possibilidade de financiamento.

Segundo informações do setor, caso o candidato à franqueado não tenha o valor total para abrir uma unidade, é possível obter um financiamento. Contudo, é necessário fazer um adiantamento.

Se a aquisição for de um novo restaurante, o adiantamento corresponderá à 40% do custo total. Já no caso de comprar uma unidade em funcionamento, essa porcentagem cái para 25%.

É preciso que esse adiantamento venha de recursos próprios. Isto é, dinheiro em caixa, participação de lucros ou de bens pessoais exclusivos (patrimônio imobiliário).

O custo para abrir uma franquia é variável, pois depende de inúmeros fatores. Por exemplo, metragem do restaurante, localidade, entre outros.

Valor do restaurante da franquia McDonald’s

Agora é a hora de preparar o bolso e conferir se essa é uma boa oportunidade para você!

Para adquirir um restaurante da marca, o empreendedor deve ter no mínimo US $ 500.000 (adiantamento – recursos próprios).

O restante do valor necessário para o investimento, pode ser oriundo de empréstimos e financiamentos.

Além disso, é preciso pagar a taxa de franquia, que dá ao franqueado o direito de utilizar a marca.

Veja os valores totais:

Valor de investimento inicial: entre US $ 1.000.000 e US $ 2.200.000,00 (sendo o mínimo de meio milhão vindo de recursos próprios)
Taxa de franquia: US $ 45.000

VALOR TOTAL: De US $ 1.045.000 à US $ 2.245.000,00

Vale lembrar que esses números são de acordo com os dados do setor nos Estados Unidos. Pois a empresa não divulga oficialmente, aqui no Brasil, os custos de um franqueado.

Taxas mensais

Assim como em outras franquias, existem taxas mensais. No caso do McDonald’s, os custos são:

  • Royalties: é cobrado de acordo com o desempenho do restaurante. O valor costuma ser de 4,0% sobre as vendas mensais;
  • Aluguel: diferente de outras empresas, em quase todas as unidades do McDonald’s, o franqueado paga o aluguel do ponto à própria marca. Pois a franqueadora geralmente é a dona dos imóveis.

Prazo de retorno

A estimativa de retorno do valor investido é de 60 meses.

Tempo de contrato

O contrato de uma franquia do McDonald’s geralmente é de 20 anos.

Suporte

De fato, por ser uma marca global, nascida nos Estados Unidos, fica a dúvida de como será o suporte às franquias do Brasil.

Mas o McDonald’s mais uma vez mostra, o porquê é o princial varejista global de foodservice. Assim como nas outras áreas da empresa, o suporte oferecido aos franqueados se dá através de um alto nível de comunicação. Inclusive, há alguns conselhos especiais de liderança.

Obrigações do franqueado

Dois lanches do McDonalds com hambúrgueres, batata frita e refrigerante

Logo após saber o valor da franquia, se você verificou que possui essa quantia e que vai continuar pensando na possibilidade de se tornar um franqueado, saiba quais são as obrigações de quem se associa à rede.

Acima de tudo, é exigido que o franqueado se dedique em tempo integral ao negócio, assim como se esforce para supervisionar o local pessoalmente, no dia a dia da operação.

Já ouviu a expressão “O olho do dono é que engorda o gado”? Pois essa é a filosofia do McDonald’s.

Veja também outras diretrizes do negócio:

  • Em primeiro lugar, a venda deve ser somente de produtos autorizados pelo McDonald’s;
  • Em segundo lugar, as instalações devem ser usadas exclusivamente como um restaurante da marca;
  • Por fim, as embalagens, insumos e demais itens são padronizados pela marca, e assim devem continuar.

Quem pode ser um franqueado?

Se o valor do investimento está de acordo com as suas finanças e você está disposto à seguir as regras operacionais pré-estabelecidas, vamos à próxima etapa: saber se o McDonald’s te aceitaria como franqueado.

Sem dúvida, todas as franqueadoras tem um perfil de franqueado desejável, para que juntos possam crescer. No entanto, quanto maior é a rede, por consequência, maior será a lista de requisitos.

Confira em seguida:

  • Experiência comprovada: pessoas que já tenham tido outros negócios ou já tenham gerenciado vários departamentos nas empresas em que atuaram;
  • Disposição para um treinamento extenso: o McDonald’s prioriza a padronização e a qualidade dos processos. Por isso, o franqueado participará de um treinamento de nível internacional na Hamburguer University;
  • Trabalhar muito antes de faturar: certamente, esse é um dos grandes diferenciais na hora de preparar um novo franqueado. É necessário que antes de inaugurar seu restaurante, o franqueado trabalhe de 9 a 18 meses, em um McDonald’s perto de sua casa. Dessa maneira, ele vai dominar todos os aspectos da operação;
  • Habilidades de gerenciamento: saber gerenciar as atividades do dia a dia do negócio;
  • Ser bom com as finanças: outra característica desejável é a capacidade de gerenciar e compreender as demonstrações financeiras da empresa.

Franquia McDonald’s pelo mundo

Conclusão

De fato, fazer parte da marca é o sonho de muitas pessoas que desejam empreender, através de uma franquia de fast food. No entanto, o custo para abertura de um restaurante do McDonald’s não é acessível para todos.

Mas não significa que as franquias de restaurantes fast food, são opções inviáveis. Pelo contrário, pois há diversas empresas neste ramo que possuem um valor menor de investimento.

Aqui no Portal Espaço Franquias e Negócios, você encontra a lista completa de franquias de fast food, assim como as franquias de hambúrgueres. São empresas de sucesso, para investir e faturar alto.

Todos os dados aqui mencionados (incluindo valores) foram divulgados pela ABF, fornecidos pelas franqueadoras ou retirados da internet no momento da postagem desta matéria. Por isso, é imprescindível, que se faça contato diretamente com a(s) franquia(s) mencionada(s), a fim de confirmar as informações.