Franquias de bares e cervejarias – 12 opções para faturar nesse mercado bilionário

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Lista de franquias de bares e cervejarias

De fato, a vida noturna é algo que muitas pessoas gostam. E em especial, podemos dizer que os brasileiros tem o costume de frequentar locais para beber uma cerveja com os amigos e comer a famosa “comida de boteco”. Mas muita coisa mudou no decorrer do tempo. Os barzinhos ganharam uma nova roupagem e hoje são cheios de estilo. Essa “cara nova” tem atraído cada vez mais clientes. Com isso, os empresários do ramo faturam alto, como por exemplo os donos das franquias de bares e cervejarias.

Portanto, se você está com o intuito de abrir uma franquia de bar, pub, boteco ou de cerveja artesanal, é importante saber como funciona este tipo de franquia e como você pode tirar o melhor proveito do negócio.

Então, antes de ser arriscar em uma das cadeias de restaurantes com essa temática adulta, perceba se você tem identificação com o ramo. Pois não são somente os números do setor que devem pesar, no momento de escolher um tipo de franquia. Ou seja, será que você possui as características pessoais necessárias, para ser dono de um bar?

Em seguida, responda algumas perguntas:

  • Está disposto à trabalhar aos fins de semana e feriados?
  • Gosta ou já frequentou a vida noturna, indo em barzinhos?
  • É fã de cerveja ou ao menos não vê problemas no consumo da bebida?
  • Gosta de trabalhar nas áreas de diversão, entretenimento, cervejaria e alimentação?
  • Acredita nos seus sonhos e corre atrás disso?

Conforme vimos, essas são algumas aptidões pessoais, porém existe um perfil de franqueado desejável pelas marcas. As principais características empresarias são:

  • Prestar atenção aos detalhes;
  • Gostar de lidar com pessoas;
  • Não ser apenas um investidor passivo, pois geralmente os franqueados bem-sucedidos operam o negócio presencialmente;
  • Ser adaptável às regras;
  • Estar comprometido a manter o padrão de qualidade.

Vantagens das franquias de bares e cervejarias

Primeiramente, este tipo de negócio compreende em um local de encontro de adultos, que se reúnem com seus amigos depois do trabalho ou aos fins de semana, para beber, petiscar, assistir à jogos de futebol, conversar e se divertir.

Em segundo lugar, está a flexibilidade do que será vendido na unidade franqueada. Isto é, focar e oferecer cervejas e outras bebidas regionais. Claro que, mesmo geralmente existindo uma flexibilidade no cardápio, geralmente essa questão é definida pela franqueadora. Portanto, recomenda-se que o candidato à franqueado converse com o franqueador sobre esse e outros pontos do negócio, antes de firmar um contrato.

Além disso, existem os benefícios comuns no sistema de franchising. Por exemplo:

  • Direito ao uso da marca;
  • Suporte inicial e contínuo;
  • Treinamentos;
  • Apoio na implantação da unidade;
  • Análise do ponto comercial, feita por uma equipe capacitada.
  • Entre outros.

Desvantagens das franquias de bares e cervejarias

Assim como em outros tipos de negócio, há desafios. E no ramo de bares e cervejas não seria diferente, pois apesar de todos os pontos à favor, é preciso estar atento à alguns fatores:

  • Analisar se um bar ou outro negócio deste tipo, iria ter uma boa aceitação na sua localidade;
  • Se os preços praticados pela franquia estão de acordo com o poder aquisitivo da região;
  • Verificar se a franquia que pretende abrir, possui diferenciais competitivos.

Lista de oportunidades de franquias para investir!

Se você chegou até aqui é porque talvez provavelmente, continua com o interesse em ter uma franquia de bar, pub, boteco ou cervejaria. Então, veja a lista que preparamos para que você possa conhecer as marcas, que atuam neste ramo.

1 – Quiosque Chopp Brahma

Franquia de cervejaria quiosque Chopp Brahma

O modelo de franquia foi formatado para locais com grande fluxo de pessoas, como por exemplo, shopping center e centros comerciais. O sucesso do Quiosque Chopp Brahma da Ambev, fez com que fossem inauguradas mais de 220 franquias em todo o país.

O quiosque é em formato de ilha, com bistrô e mesas baixas. Foi elaborado para proporcionar a melhor experiência, com a comodidade que os clientes merecem. E tudo isso, é claro, degustando o chopp da marca.

Investimento: em torno de R$ 200 mil
Faturamento mensal médio: não informado
Prazo de retorno: 24 e 30 meses

2 – Franquias de bares e cervejarias: Chopp Time

Fachada da franquia de bar e cervejaria Chopp Time

A rede de franquias de choperia e restaurante nasceu em 1999 em São Paulo, mas hoje além do seu estado sede, a Chopp Time possui mais de 30 unidades em diversos estados brasileiros.

O cardápio é variado e conta com diversas opções de saladas, tábuas, aves, carne bovina, frutos do mar, porções, massas, pizzas, risotos, bebidas, coquetéis, licores, vinhos, espumantes, cafés, entre outros.

Para quem está com o intuito de se tornar um franqueado, há três formatos de negócio: quiosque, loja de rua e loja de shopping.

Investimento: a partir de R$ 200 mil
Faturamento mensal médio: R$ 90 mil a R$ 220 mil
Prazo de retorno: 12 a 36 meses

3 – Confraria Paulistânia

Modelo de quiosque da franquia Confraria Paulistania

A distribuidora de cervejas especiais foi criada há mais de 28 anos pela Bier & Wein. A marca distribui cervejas artesanais de sua própria marca, assim como marcas importadas de diversas origens. Por exemplo, cervejas vindas da Áustria, Alemanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, etc.

O franqueado será um distribuidor de todas as marcas presentes no portfólio. Para isso, é necessária uma estrutura simples, isto é, um galpão com cerca de 150m².

Investimento: a partir de R$ 170 mil
Faturamento mensal médio: não informado
Prazo de retorno: 20 a 36 meses

4 – Franquias de bares e cervejarias: Chopp Germânia

Tulipas com chopp Germânia Black

Nascida no interior de São Paulo, hoje a marca possui mais de 100 unidades abertas.

São disponibilizados cinco tipos de franquia: Growler Station (estação de chopp no seu ponto de venda), Revendedor Autorizado (revenda na sua região), Loja Lig Chopp (para trabalhar com toda a linha de produtos em locais com grande movimento), Empório & Bar (pode servir chopps em copos e petiscos, assim como atender festas, eventos, etc) e Ubier (venda porta-a-porta de cervejas especiais para residências, bares e similares).

Investimento: a partir de R$ 25 mil
Faturamento mensal médio: não informado
Prazo de retorno: não informado

5 – Devassa Cervejaria

Fachada da franquia Devassa Cervejaria

A marca nasceu em 2002 com a proposta de oferecer um ambiente irreverente, onde todas as tribos podem se reunir. Para o plano de expansão foram formatados dois modelos de franquia, mini cervejaria e cervejaria tradicional.

No cardápio tem pratos e tira-gostos deliciosos e autênticos da “cozinha de botequim”. Como por exemplo, bolinhos de arroz, pastéis recheados de sabores diversos, croquetes de carne apimentados, polenta, sanduíches e sobremesas. Além disso, os chopes especiais agradam muitos paladares.

Investimento: a partir de R$ 845 mil
Faturamento mensal médio: não informado
Prazo de retorno: 36 a 48 meses

6 – Franquias de bares e cervejarias: Espetto Carioca

Franquias de bares e cervejarias Espetto Carioca

A Espetto Carioca nasceu em 2011 e sua primeira franquia foi inaugurada em 2012. O crescimento foi notório e a marca rapidamente se consolidou no mercado. Atualmente tem unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Entre os motivos para fazer parte da rede, está um faturamento superior à média do ramo de alimentação, operação simplificada devido ao uso da tecnologia e amplo apoio ao franqueado.

Investimento: a partir de R$ 230 mil
Faturamento mensal médio: não informado
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

7 – Mestre-Cervejeiro.com

Loja da franquia Mestrecervejeiro.com

Com mais de 60 lojas em todo o país, a marca é pioneira no modelo de loja de cervejas artesanais. Nas lojas, os clientes encontram um catálogo com mais de 3.500 rótulos nacionais e importados. Além disso, também são vendidos diversos presentes e acessórios da cultura da Cerveja.

Para ser um franqueado não é preciso ser um conhecedor de cervejas, pois o que a franquia Mestre-Cervejeiro.com procura, são empreendedores com vocação comercial, administrativa e vontade de alcançar o sucesso.

Investimento: R$ 80 mil a R$ 185 mil
Faturamento mensal médio: R$ 40 mil
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

8 – Franquias de bares e cervejarias: Mr. Beer

Quiosque das franquias de bares e cervejarias Mr Beer

Entre as micro franquias baratas de bares e cervejarias, está a Mr. Beer, que oferece um modelo de franquia de baixo custo. É possível abrir um quiosque da marca e vender mais de 200 rótulos de cervejas importadas e nacionais. Além disso, há o formato de loja de shopping ou de rua, com espaços gourmet.

Atualmente são mais de 70 unidades franqueadas, distribuídas nas cinco regiões do Brasil.

Investimento: a partir de R$ 77 mil
Faturamento mensal médio: R$ 30 mil
Prazo de retorno: 30 meses

9 – Pit Stop Skol

Modelo de franquia Container da Pit Stop Skol

A marca pertence à Ambev e oferece um modelo de franquia diferenciado. Trata-se de um container refrigerado, onde ficam bebidas alcoólicas extremamente geladas, que são vendidas a um preço justo.

Esse modelo foi criado com o intuito de oferecer uma venda rápida, trazendo assim, mais comodidade e agilidade para os clientes. É indicado para postos de gasolina que tenham áreas inativas e que agora poderão gerar uma renda adicional.

Investimento: a partir de R$ 110 mil
Faturamento mensal médio: R$ 60 mil
Prazo de retorno: 10 a 15 meses

10 – Franquias de bares e cervejarias: Santo Kanto Restobar

Cerveja e pastéis do cardápio da Santo Kanto Restobar

A marca foi fundada em 2017 no estado de Santa Catarina e está em franca expansão. Os frequentadores encontram um ambiente com boa música, assim como uma boa gastronomia, bebidas de qualidade, um cardápio amplo e muita diversão.

A Santo Kanto Restobar está em busca de franqueados que, preferencialmente, queiram operar o negócio presencialmente.

Investimento: a partir de R$ 390 mil
Faturamento mensal médio: não informado
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

11 – Água Doce Cachaçaria

Fachada da franquia Água Doce Cachaçaria

Em 1990 nascia a Água Doce Cachaçaria, com o propósito de ser um restaurante que nunca perdesse a qualidade no atendimento. Logo após, a expansão foi iniciada através do franchising e hoje são mais de 100 unidades em todo o Brasil.

Os números revelam o sucesso da marca. Só para ilustrar, já foram vendidos mais de R$ 15 milhões de encondidinhos e mais de 900 mil litros de cerveja por ano.

Investimento: R$ 460 mil a R$ 910 mil
Faturamento mensal médio: R$ 126 mil
Prazo de retorno: 36 a 60 meses

12 – Vizinhando Gastronomia e Bar

Franquias de bares e cervejarias Vizinhando

Nascida em 2014 no estado do Rio de Janeiro, a franquia Vizinhando obteve um notório crescimento. São 15 unidades em funcionamento, proporcionando uma experiência de botecagem de raiz aos seus clientes.

No cardápio são encontrados espetos, entradas, pratos executivos, pastéis, belisquetes, hambúrguer, sanduíches, petiscos na chapa, sobremesas, drinks e cerveja gelada.

Investimento: a partir de R$ 360 mil
Faturamento mensal médio: R$ 160 mil
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

Considerações Finais

Quer seja uma franquia de pub, boteco, barzinho ou de uma cervejaria artesanal, o fato é que há uma abundância de oportunidades de negócios disponíveis, para você se associar e ganhar dinheiro com a venda não só da cerveja, mas também de aperitivos, além de outras bebidas e alimentos.

Portanto, basta selecionar as franquias que despertaram o seu interesse. Logo após, solicite mais informações sobre a marca, através do formulário de contato.

Afinal, o Espaço Franquias e Negócios vai colocar você em contato direto com as franquias de sua escolha. Assim, você poderá investir em uma das franquias de bares e cervejarias, com mais segurança. Até porque, você estará munido de informações importantes para sua tomada de decisão.

No entanto, a escolha por uma franquia deve ser feita após muitas pesquisas a respeito da reputação da marca. Além disso, a opinião dos ex e atuais franqueados, é essencial para saber como é a relação franqueado x franqueador.

Todos os dados aqui mencionados (incluindo valores) foram divulgados pela ABF, fornecidos pelas franqueadoras ou retirados da internet no momento da postagem desta matéria. Por isso, é imprescindível, que se faça contato diretamente com a(s) franquia(s) mencionada(s), a fim de confirmar as informações.