14 Franquias de comida baratas – Invista no segmento líder!

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Opções acessíveis de franquias de comida baratas

“Vontade de comer alguma coisa, mas não é nada do que tem em casa”. Quem nunca falou ou ouviu alguém dizer essa frase? Comer “algo gostoso” faz parte da vida de todas as pessoas, independente de faixa etária ou classe social. Além disso, em todos os tipos de culinária, tem opções de pratos saborosos. Seja um prato de um restaurante vegano ou de uma churrascaria, por exemplo. Isso por si só, já explica o sucesso das franquias de comida baratas.

Porque modelos de franquias mais enxutos (franquias baratas) e não os formatos de franquias de grande porte? O motivo é simples. O Brasil passou por momentos econômicos conturbados nos últimos tempos, mas para a alegria de todos, as previsões apontam que o país seguirá crescendo. Por consequência, há muitas pessoas que querem empreender, só que por motivos diversos, não possuem grandes recursos financeiros.

Dessa forma, as opções de franquias de comida baratas se mostram como uma ótima alternativa. Isto é, investir em um segmento que fatura alto, sem ser preciso dispor de uma elevada quantia de dinheiro.

Em resumo, realizar o sonho de ter um negócio na área de alimentação é possível, mesmo se os recursos financeiros estiverem escassos.

As franquias baratas são aquelas cujo valor de investimento não ultrapassa a quantia de R$ 100 mil. Nesse setor há inúmeras opções com custos de investimento, até mesmo, bem inferiores à esse valor.

Razões para investir no setor de alimentação

De fato, a alimentação continua sendo o segmento com maior faturamento no franchising. Em 2018, o faturamento estimado foi de R$ 45,8 bilhões. E esse é um dos maiores motivos para ser um franqueado do ramo

Falando do mercado como um todo, de acordo com uma pesquisa realizada pelo GS&NPD para o IFB – Instituto Foodservice Brasil, o setor de alimentação fora do lar movimentou mais de R$ 205 bilhões em 2018.

Além disso, a pesquisa também revelou outros dados. Por exemplo, o valor médio gasto pelos brasileiros com a alimentação fora de casa, está em torno de R$ 14,00, o que representa uma alta de 2%.

Já no segmento de foodservice, foram gastos mais R$ 5 bilhões em 2018, em comparação ao mesmo período do ano passado. Isto é, houve um crescimento de 3% do setor.

Cozinha de uma das franquias de comida baratas
Alimentação é o segmento que mais lucra no franchising

Mais vantagens de abrir uma das franquias de comida baratas

Em primeiro lugar, deve-se ter em mente que essa é uma indústria altamente competitiva e por isso que uma franquia pode ajudar (e muito!) à ter um reconhecimento imediato da marca.

Só para exemplificar, quando se quer pedir uma pizza ou ir até um restaurante para comer um hambúrguer com fritas, as pessoas primeiro pensam em locais já conhecidos. Ou seja, dificilmente vão consumir em um restaurante que ainda não ouviram falar.

Por esse motivo que novas empresas precisam investir alto em marketing e publicidade, para que se tornem amplamente conhecidas. Só que isso costuma demandar muito tempo e dinheiro, e nem todos os empresários possuem essa disponibilidade. Dessa maneira, as franquias se descatam entre as formas de empreender.

Perfil de franqueado ideal

Afinal, quem pode ser um franqueado?

Cada franquia tem definido o tipo de empreendedor que deseja ter associado à sua marca. Algumas características são básicas, como por exemplo, honestidade, seriedade e comprometimento.

De fato, todo e qualquer franqueado precisa primariamente possuir um perfil empreendedor. Afinal, apesar das franquias terem um sistema formatado, testado e consolidado, ela não funcionará por si só. É preciso que tenha alguém de frente, para executar tarefas diárias, administrativas e operacionais. Essa pessoa é o franqueado.

Em seguida, veja o que as franquias esperam do franqueado.

  • Ter perfil de liderança – Saber liderar uma equipe é uma das tarefas mais importantes feitas por um gestor, pois os funcionários são o espelho da empresa. Por exemplo, quanto mais motivados e bem treinados estiverem, melhor será o atendimento aos clientes;
  • Ser extremamente organizado (a) – No ramo de alimentação, a atenção deve ser redobrada. Isso porque os produtos são perecíveis (alimentos frescos). Então, deve-se estar atento às datas de validade e ao manuseio dos alimentos.
  • Ser aficcionado por limpeza – Sem dúvida, uma das maiores preocupações deve ser com a limpeza. Alimentos armazenados e/ou estocados em locais com pouca higiene, representam riscos à saúde;
  • Ter identificação com a marca – Um contrato de franquia costuma durar entre 5 e 10 anos. Ou seja, é importante que o franqueado se identifique com os valores da marca e produtos comercializados.

Lista das franquias de comida baratas para conhecer

Trouxemos diversas franquias para você conhecer. Elas estão por ordem de valor de investimento (as mais baratas primeiro). Todas são franquias baratas, ou seja, o valor de investimento é de até R$ 100 mil.

Confira a lista de franquias em seguida. Ao se interessar por uma marca, não deixe de fazer contato a fim de obter mais informações.

1 – Belga Mix – a partir de R$ 18,490 mil

Franquias de comida baratas Belga Mix

Fundada em 2012, a Belga Mix trouxe o conceito da Bélgica e foi pioneira no Brasil, em servir batatas fritas em cones. Além dos vários tipos de batatas, os clientes também encontram crepe doce feito com uma receita própria, açaí e cremes.

Entre as vantagens de ser um franqueado está o treinamento presencial de 3 dias sem custo, produtos diferenciados, etc.

São disponibilizados diversos formatos de franquia: batata móvel, mini quiosque, food trailer, food quiosque, loja e quiosque para shopping.

Investimento inicial: R$ 18,490 mil a R$ 137,9 mil
Estimativa de faturamento mensal: não informado
Prazo de retorno: não informado

2 – Icemellow Sorvetes e Cia – a partir de R$ 44 mil

Fachada da franquia de comida Icemellow

Com uma experiência de mais de 23 anos no mercado, a marca atende todos os perfis de clientes, independente de classe econômica ou faixa etária.

A Icemellow oferece diversos formatos de negócio e a opção mais barata é o Quiosque Smart, que funciona em uma área de cerca de 2m². No mix de produtos vendidos neste modelo de franquia, tem opções de sorvete, fondue, açaí, sundae, cascões, etc.

Se você está com o intuito de se tornar um franqueado, saiba que o perfil desejável é de pessoas que se identifiquem com a marca e os produtos. Além disso, que possuam recursos financeiros próprios.

Investimento inicial: R$ 44 mil a R$ 140 mil
Estimativa de faturamento mensal: não informado
Prazo de retorno: 12 a 36 meses

3 – Max Sushi – a partir de R$ 45 mil

Franquia Max Sushi no shopping center

Fundada em 2007, a Max Sushi obteve um notório crescimento e hoje já possui unidades em 9 estados brasileiros. A rede é especializada em comida japonesa. No mix de produtos, os clientes encontram comidas frias, comidas quentes, temakis, saladas e acompanhamentos.

A marca já foi premiada diversas vezes devido aos ótimos resultados em vendas e também recebeu prêmios de empreendedorismo.

Investimento inicial: a partir de R$ 45 mil (modelo express)
Estimativa de faturamento mensal: R$ 160 mil
Prazo de retorno: 10 a 36 meses

4 – Franquias de comida baratas: SaboreaTéyCafé – a partir de R$ 62 mil

Franquias de comida baratas SaboreaTéyCafé

A rede de franquias espanholas não expandiu apenas para o Brasil, mas também para 10 países ao todo. O cardápio é variado e tem opções de chás, cafés, tortas, bolos, entre outros produtos.

A SaboreaTéyCafé segue seu plano de expansão, com o propósito de manter o compromisso de servir a melhor xícara de chá ou café, acompanhada de uma deliciosa opção para comer. Atualmente a marca tem lojas nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, entre outros.

É possível ser um franqueado optando entre três formatos de franquia: 20m², 35m², 50m² e com 100m².

Investimento inicial: a partir de R$ 62 mil
Estimativa de faturamento mensal: R$ 60 mil
Prazo de retorno: 11 a 30 meses

5 – Oh My Dog – a partir de R$ 65 mil

Cachorro quente das Franquias de comida baratas Oh My Dog

A marca surgiu em 2012 com o propósito de oferecer um lanche criativo, feito com produtos selecionados. O hot dog é servido no formato gigante (32 cm) e grande (24 cm).

Para ser um franqueado é essencial que tenha disposição para se dedicar ao negócio e trabalhar com afinco. A rede oferecerá consultoria e acompanhamento constante em todos os setores do negócio. Além disso, o software de gestão da rede facilita o controle de todos os processos, referentes ao dia a dia da operação.

São três modelos de negócio: quiosque, loja de rua e de shopping.

Investimento inicial: R$ 65 mil a R$ 220 mil
Estimativa de faturamento mensal: R$ 50 mil a R$ 80 mil
Prazo de retorno: até 24 meses

6 – Nação Verde: a partir de R$ 66,4 mil

Interior da loja de comida natural Nação Verde

Com mais de 40 unidades em funcionamento, a Nação Verde continua em expansão por todo o Brasil. A rede nasceu com o intuito de ser a terceira casa do cliente, onde ele encontra diversos produtos que trazem benefícios à saúde. Por exemplo, suplementos naturais, maquiagem orgânica, produtos sem glúten, sem lactose, entre outros tipos.

A franqueadora procura por empreendedores com bom relacionamento interpessoal, disponibilidade para se dedicar à franquia e que se identifique com o propósito da marca.

Investimento inicial: a patir de R$ 66,4 mil
Estimativa de faturamento mensal: R$ 62 mil
Prazo de retorno: 24 a 48 meses

7 – Franquias de comida baratas: 10 pastéis – a partir de R$ 70 mil

Pastel de frango com milho do cardápio da 10 pastéis

Em 1961 surgia a primeira unidade da 10 Pastéis no estado do Paraná, que com o passar do tempo foi para outros estados. Como por exemplo, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará e Santa Catarina.

Para se manter na liderança, a marca investe na qualidade dos produtos e no excelente atendimento aos clientes. Essa junção fez com que se tornasse referência no mercado.

No cardápio variado, além dos pastéis e salgados de diferentes tipos e tamanhos, também há panquecas, combos, saladas e porções.

Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil
Estimativa de faturamento mensal: R$ 65 mil
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

8 – Delícia de Bolos Caseiros – a partir de R$ 70 mil

Interior da loja Delícia de Bolos Caseiros

A marca nasceu em 2016 com o intuito de confeccionar e comercializar bolos caseiros artesanais, através de receitas elaboradas com produtos naturais.

Os sabores dos bolos são variados. Por exemplo, banana com canela, chocolate, coco, formigueiro, fubá e goiabada. Além disso, também são vendidos bolos diet, de iogurte, salgados, gelados, temáticos, tortas, pudins, etc.

A microfranquia tem como característica o retorno rápido do valor investido, operação simples e capital de giro reduzido.

Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil
Estimativa de faturamento mensal: não informado
Prazo de retorno: 12 a 18 meses

9 – Fábrica de Bolo Vó Alzira – a partir de R$ 80 mil

Bolo de coco da franquia Fábrica de Bolo Vó Alzira

É uma das mais reconhecidas franquias de bolos caseiros. Fundada em 2008, a Fábrica de Bolo Vó Alzira já inaugurou mais de 230 unidades em todo território brasileiro.

Além dos famosos bolos caseiros, também são vendidos bolos recheados, cupcakes, bolo de pote, tradicionais, para festas, salgadinhos, etc.

Para quem está com o intuito de abrir uma franquia, há quatro formatos de negócio: compact, express, hipermercado e quiosque.

Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
Estimativa de faturamento mensal: R$ 50 mil
Prazo de retorno: até 24 meses

10 – Cantinho da Coxinha – a partir de R$ 80 mil

Franquias de comida baratas Cantinho da Coxinha

Mais uma opção de franquia barata de comida é a Cantinho da Coxinha, que possui um cardápio saboroso e variado. Como por exemplo, coxinhas de diversos sabores (pequi, calabresa, queijo, bacon, etc.), quibe, bolinhas de queijo, croquete, pão de queijo e churros.

Há opções de modelos de franquia, de acordo com o perfil de franqueado. São eles: formatos loja (standard e express) e quiosque (newstand e container).

Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
Estimativa de faturamento mensal: não informado
Prazo de retorno: 12 a 24 meses

11 – Akasa do Açaí – a partir de R$ 80 mil

Interior da franquia Akasa do Açaí

Fundada em 2011 e presente no franchising desde 2015, a marca vende um creme de açaí 100% artesanal e com receita exclusiva. Além disso, outro diferencial é que as lojas trabalham com um sistema self service, onde os clientes podem escolher entre 3 opções de cremes e mais de 50 adicionais.

As unidades comercializam barcas de açaí, saladas de frutas, cones de frutas, cupuaçu na taça, pitaya na taça, smoothies, petit gateau e taças de sabores variados (ovomaltine, ninho, kinder, brigadeiro, oreo, etc.).

A marca segue em expansão com a abertura de lojas convencionais, quiosques e franquias express.

Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
Estimativa de faturamento mensal: R$ 55 mil
Prazo de retorno: a partir de 12 meses

12 – Los Mex – a partir de R$ 85 mil

Fachada das franquias de comida baratas Los Mex

A Los Mex Cocina Mexicana possui mais de 58 unidades em todo o Brasil. Os clientes encontram um ambiente agradável, ótimo atendimento e um cardápio repleto de opções de comida mexicana.

Entre as razões para se tornar um franqueado, está a ajuda na escolha do ponto comercial, suporte na operação e administração. Além disso, a rede é composta por profissionais experientes em franchising.

São três modelos de franquia: container, express, standard e food truck.

Investimento inicial: a partir de R$ 85 mil
Estimativa de faturamento mensal: R$ 200 mil
Prazo de retorno: 6 a 24 meses

13 – Franquias de comida baratas: Nutty Bavarian – a partir de R$ 89 mil

Quiosque da franquia Nutty Bavarian

Com mais de 130 unidades não só no Brasil, mas também no exterior, a Nutty Bavarian é a maior franquia de nuts do mundo.

A marca recebeu diversos prêmios, como por exemplo, o Selo de Excelência em Franchising por 13 anos consecutivos, concedido pela ABF.

O modelo de franquia é o quiosque, que pode ser instalado em aeroportos, pontos turísticos, shopping-centers, feiras, casas de show ou em outros locais com grande fluxo de pessoas.

Investimento inicial: a partir de R$ 89 mil
Estimativa de faturamento mensal: R$ 32 mil
Prazo de retorno: 12 a 18 meses

14 – Pizza Roots – a partir de R$ 100 mil

Franquias de comida baratas Pizza Roots

A rede tem um cardápio com mais de 60 opções, entre sabores salgados e doces. Por exemplo, beringela e cogumelos, alcachofras, calabresa com catupiry, cinco queijos, prestígio, paçoca, brigadeiro, entre outras.

As principais vantagens de se associar à marca são a gestão e operação simplificada, massa exclusiva no mercado e investimento escalonado. Além disso, possui uma alta taxa de rentabilidade com até 200% de lucro.

Investimento inicial: R$ 100 mil a R$ 150 mil
Estimativa de faturamento mensal: não informado
Prazo de retorno: 6 a 8 meses

Considerações Finais sobre as franquias de comida baratas

Conforme vimos, as franquias de comida baratas tem uma grande participação no sucesso do setor. E isso independe do tipo de franquia, por exemplo, pode ser uma franquia de drive thru, delivery, quiosque ou carrinho.

O fato é que sempre haverá espaço para faturar no segmento de alimentação, pois as previsões futuras são positivas. Além disso, os números mostram que o faturamento tem crescido consideravelmente nos últimos anos, fazendo com que as franquias de comida estejam sempre encabeçando o ranking das que mais faturam no franchising.

Dessa forma, se após ler esta matéria e conhecer mais sobre este tipo de franquia, você permanece interessado em investir, saiba que haverá muito trabalho pela frente. Isto é, para faturar alto será preciso arregaçar as mangas e colocar a mão na massa. Pois a dedicação e o trabalho no dia a dia da operação, que farão com que você se torne um franqueado de sucesso.

Todos os dados aqui mencionados (incluindo valores) foram divulgados pela ABF, fornecidos pelas franqueadoras ou retirados da internet no momento da postagem desta matéria. Por isso, é imprescindível, que se faça contato diretamente com a(s) franquia(s) mencionada(s), a fim de confirmar as informações.