20 oportunidades de franquias fitness para quem quer faturar!

  • Compartilhe:
  • Publicado em
    Atualizado em
Franquias Fitness no Brasil

De fato, o mercado fitness está em ascensão. Então pode ser o momento perfeito para você entrar neste setor em crescimento. Há várias oportunidades em franquias fitness para investir. Não nos referimos somente às diferentes marcas, mas também as diversas áreas de atuação.

Diariamente, uma grande parcela da população mundial, sai de suas casas para irem em academias de ginástica, comprar suplementos ou adquirir novas roupas para se exercitarem. Isso se deve ao fato das pessoas estarem cada vez mais preocupadas em ter uma vida saudável, longevidade, uma boa estética corporal e mais energia para viver.

O bem estar é uma preocupação atual, especialmente em países como o Brasil.

Só para exemplificar, de acordo com dados divulgados pela Euromonitor, o Brasil está em 5º lugar no ranking mundial do mercado fitness.

Além disso, ainda de acordo com a provedora global de pesquisas e análises, o setor de bebidas e comidas saudáveis tem crescido 12,3% ao ano, em média. Esse dado refere-se aos últimos 5 anos.

Acredita-se que um dos motivos para o crescimento do consumo de produtos e serviços na área fitness, é que antes este mercado atendia somente as pessoas com maior poder aquisitivo, visto o custo elevado dos produtos e serviços. Mas este fato mudou devido à popularização das comidas saudáveis, roupas fitness e das academias.

Vale a pena investir nas franquias fitness no Brasil?

As franquias são consideradas opções de negócio de baixo risco, principalmente quando comparadas à abrir um negócio do absoluto zero. Isso porque o franqueado tem a transferência de Know How, além de entrar para um negócio que já está todo estruturado, testado e consolidado.

Ou seja, as chances de obter sucesso com o empreendimento são consideravelmente maiores. Claro que, para que isso ocorra é fundamental que o franqueado siga todas as orientações e normas preestabelecidas pelo franqueador.

Como mencionamos anteriormente, os dados apontam que o mercado está aquecido. Mas além disso, também podemos observar o comportamento e os hábitos que as pessoas adquiriram com o passar do tempo.

Por exemplo, atualmente é bem comum em fins de semana ensolarados, as pessoas praticarem exercícios ao ar livre. Assim como se alimentarem de uma maneira mais saudável, buscando por opções de alimentos livres de frituras, glúten, etc.

Só para ilustrar, segundo a ACAD (Associação brasileira de academias), existem mais de 30 mil academias em todo território brasileiro. E juntas, elas movimentam mais de US$ 2,5 bilhões.

Outro dado animador divulgado pela ABRIESP (Associação Brasileira da Indústria do Esporte), é que o Brasil possui mais de sete mil estabelecimentos especializados no setor esportivo. Além disso, são mais de 14 mil lojas que, entre outros tipos de produtos, também vendem artigos esportivos e fitness. Isso representa um faturamento anual do varejo, neste setor, de R$ 4,73 bilhões.

Em resumo, se você possui o perfil de franqueado desejável pela marca e se identifica com este mercado, investir em uma franquia fitness pode ser um excelente negócio.

Tipos de franquias fitness

Quanto custa as franquias fitness

Mas e afinal, qual o tipo de franquia que devo abrir? Qual é o nicho mais rentável? Existe a opção de franquia fitness barata para investir? É melhor investir na abertura de uma grande loja física ou nas micro franquias fitness?

São muitas as dúvidas de quem viu neste mercado, uma boa oportunidade de negócio.

Mas de uma maneira geral, há três principais pontos que devem ser levados em consideração, ao abrir uma franquia fitness. São eles:

  • Capital para investimento – Diferentes tipos de franquias exigem diferentes investimentos. Por isso, veja se os seus recursos financeiros são suficientes para investir. Claro, sem esquecer da quantia necessária para o capital de giro;
  • Existência de demanda – Fazer uma análise do mercado é essencial. Pois os clientes de uma determinada localidade, podem não ver a necessidade de consumir certos produtos e serviços. Se esse, por exemplo, for o seu caso, abrir uma franquia de loja online é uma alternativa;
  • Perfil de franqueado – Possuir as características empreendedoras necessárias para atuar neste mercado, é vital para o sucesso do negócio. Portanto, é importante verificar o perfil de franqueado desejável, junto à franqueadora. Assim como, se é preciso ter conhecimentos específicos.

Em seguida, conheça os tipos de franquias fitness.

Franquia de loja de suplementos

Uma loja de suplementos, seja ela uma loja física ou online, vende suplementos esportivos, dietéticos, alimentos saudáveis, produtos naturais, vitaminas, entre outros. Esses produtos tem foco na melhora do condicionamento físico, suprem necessidades nutricionais e alimentares, além de manter a boa saúde.

Para quem está em busca de uma micro franquia barata, uma alternativa é optar por vender suplementos através de uma loja virtual.

Franquia fitness de alimentação

As franquias de comidas fitness são uma opção para que deseja empreender no segmento de alimentos saudáveis.

O segmento de alimentação como um todo, é o que mais fatura dentro do franchising. Só para se ter uma ideia de quão grandioso é este setor, em 2017 as franquias de alimentos movimentaram mais de R$ 42 bilhões, segundo a ABF (Associação brasileira de franchising). Isso representa um crescimento de 6% em relação ao ano anterior.

Franquia de moda Fitness

Muitas pessoas adotaram um estilo de vida ativo, onde a prática de exercícios físicos é algo constante.

Uma franquia de lojas de roupas fitness é uma boa opção de investimento no varejo de roupas de ginástica. E assim como nos demais tipos de negócios na área fitness, haverão muitas vantagens em ser um franqueado. Como por exemplo, ter contato com fornecedores homologados, poder comprar roupas de academia há um preço mais atrativo, etc.

Academias

Seja uma franquia de academia funcional, academia de musculação ou um box de treino, por exemplo. O fato é que as academias tem se mostrado um bom negócio.

Atualmente, há modelos de negócios de academia que não demandam um alto valor de investimento. Portanto, conheça as franquias de academias, a fim de verificar os custos iniciais e de manutenção de uma unidade franqueada.

Perfil de franqueado

Perfil de franqueado na área fitness

De fato, cada tipo de negócio e marca requerem um perfil empreendedor específico. Contudo, há algumas características que todo franqueado na área fitness precisa ter. As principais são:

  • Ser impulsionado para o sucesso;
  • Disposição para desenvolver suas habilidades de forma contínua;
  • Boa reputação em sua comunidade, assim como ter muitos contatos;
  • Preferencialmente ter experiência com vendas ou uma mentalidade orientada para isso;
  • Recursos financeiros suficientes para pagar as taxas iniciais e para o capital de giro;
  • Capacidade de motivar a si próprio e à sua equipe;
  • Ter compatibilidade com o segmento e querer “abraçar” a marca;
  • Habilidades de liderança e boa comunicação;
  • Ser focado nos resultados;
  • Ambicioso, assertivo e colaborativo.

Franquias fitness a considerar

Como vimos, o mercado fitness está em constante crescimento e com ótimas projeções para o futuro. Por isso, abrir uma franquia fitness pode ser um ótima oportunidade para empreender e ainda promover bem-estar e saúde.

Para os empreendedores que desejam se tornar franqueados no ramo fitness, é importante fazer uma busca pelas marcas atuantes neste mercado, assim como averiguar a reputação da franqueadora. Dessa forma, será possível identificar as franquias de sucesso.

Em seguida, confira 20 oportunidades de franquias na área fitness.

1 – Bistrô Fitness

Franquia Bistrô fitness de alimentação

A franquia Bistrô Fitness oferece aos clientes, uma alimentação fitness saudável. O cardápio é variado e conta com opções como por exemplo os salgados integrais, doces zero açúcar, omeletes, panquecas proteicas, além de refeições saudáveis.

A marca foi fundada em 2013 em Santa Catarina, e desde então teve um grande crescimento.

O investimento inicial é a partir de R$ 99 mil, com previsão de retorno do valor investido entre 18 e 24 meses.

2 – Mormaii Fitness

Franquia Mormaii fitness

O Studio foi fundado em 2012, mas a marca Mormaii está presente há mais de três décadas. O sucesso e o crescimento da marca é expressivo, sendo amplamente conhecida no ramo de esportes.

Entre os motivos para investir na abertura de uma franquia do Studio Integrado Mormaii Fitness, está a metodologia exclusiva, projeto arquitetônico e suporte de comunicação.

Além de iniciar uma franquia da marca do zero, é possível também converter um studio de pilates já existente, em uma unidade da franquia Mormaii Fitness.

A marca também vende equipamentos de diversas modalidades, como por exemplo para corrida, pilates e yoga.

Para saber o valor da franquia Mormaii Fitness, é necessário entrar em contato diretamente com a marca.

3 – Bioflora

Franquia Bioflora produtos fitness

A rede de loja de produtos naturais comercializa um amplo mix de suplementos nutricionais, lanches saudáveis, fitoterápicos, itens para dietas restritivas, chás, óleos, sementes, entre outros.

Fundada em 2014 e presente no franchising desde 2015, a Bioflora possui unidades em diversos estados brasileiros. Como por exemplo no Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.

O franqueado terá suporte completo (administrativo, financeiro e operacional) e a transferência de Know How de uma marca experiente e consolidada no mercado.

O valor do investimento inicial é a partir de R$ 90 mil.

4 – SNC

Franquia SNC suplementos para atletas

Para quem deseja investir em franquias fitness de loja de suplementos, a SNC é uma opção.

A marca foi fundada em 1991 no Rio de Janeiro. De lá pra cá, tornou-se uma grande rede de varejo especializada em suplementos para quem pratica atividades físicas, deseja emagrecer ou apenas manter uma boa saúde.

Entre os produtos vendidos estão as vitaminas e minerais, nutrição estética e esportiva, super alimentos, fitoterápicos, entre outros.

Só para ilustrar o sucesso da franquia SNC, atualmente são mais de 150 unidades espalhadas em todo território brasileiro.

O preço da franquia é a partir de R$ 190 mil e a estimativa de faturamento mensal é de R$ 114 mil.

5 – Tribo Fitness

Franquia Tribo Fitness

A primeira unidade da Tribo Fitness foi inaugurada em 2011, nos Estados Unidos. E deu início às atividades no Brasil em 2012, onde atualmente possui 14 unidades licenciadas.

A marca oferece um treinamento funcional intenso. Os treinos são dinâmicos e as turmas reduzidas, para que haja um acompanhamento personalizado.

O intuito dos treinos é a melhora da força, equilíbrio, flexibilidade e resistência.

O franqueado contará com apoio quanto à escolha do ponto comercial, estratégias de marketing, suporte administrativo, etc.

O valor do investimento inicial fica entre R$ 150 mil e R$ 200 mil.

6 – Veg+

Franquia Vega mais alimentação fitness

Fundada em 2017, a franquia Veg+ conquistou espaço no mercado fitness, tornando-se uma boa opção para quem deseja abrir uma franquia de alimentação vegetariana e vegana.

O mix de produtos comercializados é amplo. Como por exemplo os doces sem açúcar, alimentos sem glúten e/ou sem lactose, orgânicos, complementos para atletas, produtos vegetarianos e/ou veganos. Além disso, também tem os produtos de marca própria.

O franqueado terá uma loja montada apenas com materiais reciclados ou certificados, a fim de retratar ainda mais a proposta da marca: promover a consciência alimentar e a responsabilidade socioambiental.

O valor do investimento inicial varia conforme o tamanho da loja e de outros fatores. Por exemplo, para montar uma loja com 40m², o valor é em torno de R$ 220 mil.

7 – Emagrecentro

Franquia Fitness Emagrecentro

Entre as opções de franquias fitness está a Emagrecentro, que é pioneira no mercado brasileiro, investindo constantemente em inovação, tecnologia e pesquisa.

A rede está há mais de 30 anos no mercado, e atualmente possui mais de 100 unidades em operação no Brasil e nos Estados Unidos.

Os procedimentos oferecidos aos clientes visam tratar a gordura localizada, celulite e flacidez. Além disso, a marca trabalha com emagrecimento rápido.

Entre as vantagens de se associar à marca, está o rápido retorno do valor investido e o apoio ao franqueado por telemedicina.

É possível se tornar um licenciado com o custo a partir de R$ 1.320 mensais.

8 – Contours

Franquia Contours academia para mulheres

As franquias fitness voltadas para o público feminino estão em alta. E um exemplo de franquia é a Contours, rede de academias para mulheres.

Trata-se de circuitos funcionais que duram apenas 30 minutos, ficando fácil de encaixar a atividade física no dia a dia. Entre as opções de atividades que podem ser praticadas, estão o Pilates, aulas coletivas, tratamentos estéticos faciais e corporais, entre outros.

A marca surgiu em 1998 nos Estados Unidos, e chegou no Brasil em 2004. A primeira unidade em solo brasileiro foi aberta em Fortaleza.

Atualmente a franquia Contours está presente em mais de 18 países. Como por exemplo na Espanha, EUA e China.

O valor do investimento inicial é a partir de R$ 350 mil.

9 – Mundo Verde

Franquia Mundo Verde

Os números divulgados pela marca, mostram o sucesso do Mundo verde: são cerca de 120 mil clientes atendidos diariamente, que compram alguns dos 30 mil produtos cadastrados.

O mix de produtos é variado e conta com opções de alimentos funcionais, suplementos alimentares, orgânicos, vegetarianos, sem glúten, diet, light, entre outros.

Entre as vantagens de se tornar um franqueado, está o direito ao uso de uma marca reconhecida e premiada, gestão participativa, apoio de marketing, assessoria de imprensa, auxílio na escolha do melhor ponto comercial, entre outros.

O preço da franquia é a partir de R$ 120 mil, com retorno do valor investido entre 18 e 36 meses.

10 – Shogun Team

Franquia Shogun Team MMA

A rede de academias especializadas em MMA, foi lançada por lutadores. Entre eles está o atleta Maurício Shogun.

A primeira unidade foi inaugurada em Curitiba, e a marca segue em expansão.

Os alunos terão treinamentos profissionais, com base em metodologias exclusivas, sempre de acordo com as necessidades e o perfil de cada um.

O intuito dos treinamentos é desenvolver habilidades como disciplina, saúde, autoestima e comprometimento.

Para se tornar um franqueado, o custo inicial é a partir de R$ 80 mil. A previsão de retorno do valor investido é entre 15 e 18 meses.

11 – Fórmula

Franquia Fórmula Academia

A Fórmula faz parte do maior grupo de franquias fitness da América latina, que é a BodyTech Company.

Entre os diferenciais da marca está a locação de equipamentos, que diminui de forma considerável os custos iniciais. Além disso, eles são substituídos a cada 5 anos, fazendo com que tenha sempre a atualização de tecnologia.

Além de oferecer a musculação, os alunos também encontram treinamento funcional e outros serviços de ginástica.

A rede disponibiliza dois modelos de negócio: conversão e abertura de uma nova loja.

O valor para ser um franqueado é a partir de R$ 2,5 milhões.

12 – My Fit Store

Franquia My Fit Store

Para quem está a procura de uma franquia fitness barata, a My Fit Store é uma alternativa.

A marca trabalha com o modelo de revenda em quiosque, onde o empreendedor pode aproveitar o espaço que já possui para fazer a venda direta de produtos fitness.

São produtos de diversas marcas, como por exemplo Mormaii, 2 Go Bag, Pro Action Sports, Kestal, entre outras.

Os tipos de produtos comercializados são variados. Os clientes encontram equipamentos, bolsas térmicas e acessórios esportivos para pilates, treinamento funcional, yoga, etc.

Para obter informações de como revender os produtos em seu estabelecimento comercial, é necessário entrar em contato diretamente com a marca.

13- Curves

Franquia de sucesso Curves

A marca foi fundada em 1992 e desde então teve um crescimento exponencial. Atualmente são mais de 6 mil unidades em 84 países.

A primeira unidade foi inaugurada no Texas, nos Estados Unidos. A marca veio para o Brasil em 2003 e já fidelizou um grande número de mulheres, devido aos circuitos feitos em apenas 30 minutos.

O método Curves consiste no uso de aparelhos desenvolvidos especialmente para as mulheres. É um mix de atividades aeróbicas e de musculação.

O valor do investimento inicial é a partir de R$ 210 mil.

14 – Loja das Torcidas

Franquia Loja das Torcidas

A Loja das Torcidas comercializa produtos licenciados dos mais diversos tipos de esportes. Como por exemplo, futebol, voleibol, NBA, MMA, entre outros.

As unidades da rede de franquias fitness, podem ser instaladas em shoppings centers ou em centros comerciais com grande fluxo de pessoas.

Entre as vantagens de ser um franqueado, está o direito ao uso de uma marca já consolidada, suporte completo, mix de produtos de ampla aceitação, consultoria de campo, estratégias de marketing, etc.

O preço para adquirir uma unidade da marca é a partir de R$ 125 mil.

15 – Smart Fit

Franquia Smart Fit academia

Sem dúvida, a Smart Fit é uma das franquias fitness de academia mais conhecidas no mercado, e está presente em diversos estados brasileiros. Mas além do Brasil, a rede também possui unidades no Chile, México, Peru, Colômbia, entre outros países. São mais de 250 unidades.

O perfil de franqueado desejável é de pessoas que se identifiquem com o segmento. Além disso, que queiram se dedicar ao negócio e seguir os processos já estruturados.

A marca oferece apoio jurídico, auxílio na escolha do ponto comercial ideal, consultoria de campo e todo o necessário para o sucesso do novo empreendimento.

Para se tornar um franqueado, o valor gira em torno de R$ 2,8 milhões e R$ 4 milhões.

16 – Korin

Franquia Korin alimentação fitness

Fundada em 1994 e presente no franchising desde 2010, a franquia Korin está presente nos estados de São Paulo, Rio de janeiro e no Distrito Federal.

A rede de franquias fitness vende produtos orgânicos, itens de mercearia, frangos, ovos, carnes, peixes e outros alimentos saudáveis livres de antibióticos.

A Korin possui uma extensa linha de produtos próprios, que contribuem para uma vida mais saudável e equilíbrio com o meio ambiente.

O tamanho da loja deve ser a partir de 70m² para a área de vendas. Além disso, é preciso ter espaço para o estoque, banheiros, escritório e outras áreas essenciais para o funcionamento da unidade.

O investimento mínimo para se tornar um franqueado é a partir de R$ 750 mil.

17 – Porto do Sabor

Franquia Porto do Sabor alimentação

Originalmente carioca, a Porto do Sabor foi fundada na Barra da Tijuca, em 1997.

Atualmente a franquia Porto do Sabor possui 15 lojas e está em franca expansão.

A marca é conhecida principalmente pela venda de açaí e sanduíches. Mas no cardápio também é possível encontrar crepes, tortas, saladas, tapiocas, salgados, sucos naturais, omeletes, entre outras opções.

O intuito da rede é oferecer uma alimentação saudável, através de produtos naturais e cheios de sabor.

O preço da franquia é a partir de R$ 280 mil, com previsão de retorno do valor investido entre 24 e 36 meses.

18 – The Pilates Studio Brasil

Franquia The Pilates Studio Brasil Fitness

Fundada em 1999 e presente no franchising desde o ano 2000, hoje a franquia The Pilates Studio Brasil tem 44 unidades em operação em diversos estados brasileiros.

O Autêntico Método desenvolvido pela marca, atua para reeducar a postura, melhorar a sustentação da coluna, fortalecer a musculatura abdominal, favorecer o controle do peso corporal, aliviar problemas provocados por stress, entre outros benefícios.

O franqueado contará com acompanhamento das fases de obra, apoio na escolha do ponto comercial, auxílio quanto a decoração, manuais operacionais, treinamentos e demais suportes.

O valor do investimento inicial é a partir de R$ 117 mil.

19 – Sportix Bike Shop

Franquia Sportix Bike Shop

Já pensou em abrir uma franquia fitness de bicicletas? Pois esse é o negócio da Sportix Bike Shop.

A rede de franquias fitness comercializa bicicletas, peças, acessórios, itens de vestuário e serviços de oficina para bikes. Além disso, também é uma fabricante de peças.

A saber, os clientes tem a disposição mais de 3 mil produtos.

A marca foi fundada em 2008 e entrou para o franchising em 2015. Atualmente possui 9 unidades em operação.

O preço para se tornar um franqueado é a partir de R$ 210 mil.

20 – Saladices

Franquia Fitness de alimentação Saladices

A rede de comidas saudáveis foi fundada em 2016, e de lá pra cá obteve um crescimento significativo. Entre lojas próprias e franqueadas, são mais de 20 unidades em 3 estados brasileiros.

O cardápio variado é composto por saladas diversas, wraps, smoothies, sobremesas, sucos naturais, pratos quentes, etc. Todos os itens são para uma alimentação saudável, leve e saborosa.

O franqueado contará com suporte especializado. Como por exemplo, recrutamento e seleção de pessoal, apoio na seleção do ponto comercial, campanhas de marketing, entre outras vantagens.

A marca disponibiliza dois modelos de franquia: loja de shopping e loja de rua.

O valor do investimento inicial é a partir de R$ 290 mil.

Considerações finais

Em conclusão, as franquias fitness se destacam no mercado, como uma ótima opção de negócio.

Mas antes de injetar todas as reservas financeiras neste segmento, é preciso analisar se possui as características empreendedoras necessárias para gerenciar uma das franquias fitness, e obter excelentes resultados.

Outro ponto importante é definir se o investimento será em uma das franquias fitness baratas, micro franquias fitness online ou uma grande loja física.

Além disso, a escolha da marca a qual você irá se associar, é primordial. Portanto, pesquise as franquias fitness que atuam no Brasil, e verifique qual se adequa melhor às suas expectativas e possibilidades financeiras.

Por fim, ao escolher investir nas franquias fitness, saiba que você está entrando para um segmento concorrido, mas com inúmeras possibilidades de lucratividade.

Todos os dados aqui mencionados (incluindo valores) foram divulgados pela ABF, fornecidos pelas franqueadoras ou retirados da internet no momento da postagem desta matéria. Por isso, é imprescindível, que se faça contato diretamente com a(s) franquia(s) mencionada(s), a fim de confirmar as informações.