Franquias na área de beleza e estética e a alta lucratividade – Pote de creme ou de ouro?

  • Compartilhe:
  • Publicado em
Mercado das franquias na área de beleza e estética

Não é novidade para ninguém que o mercado de beleza não só está em alta, como também está em constante ascenção. Há tempos, boa parte das mulheres investem na vaidade, e atualmente muitos homens também adediram aos cuidados com os cabelos, pele e corpo. Com isso, as franquias na área de beleza e estética estão registrando altos ganhos, através de um modelo de negócio comprovado. É um faturamento que vale ouro!

Sem dúvida, o gosto pela beleza reflete nos números. Só para ilustrar, a indústria de higiene e beleza registrou um faturamento de R$ 102 bilhões no ano de 2017. Então, embora o Brasil tenha perdido posição no ranking global do setor, ocupando o 4º lugar entre os maiores consumidores de produtos de beleza e higiene do mundo, a indústria continua crescendo, tanto que teve uma alta de 3,2% em relação ao ano anterior.

Um número mais recente, divulgado pela Euromonitor, mostra que em 2018 as vendas aumentaram, totalizando um faturamento de R$ 109,7 bilhões.

Além dos dados atrativos que acabamos de ver, um dos lados positivos de investir no franchising de beleza, é a ampla gama de serviços e produtos que fazem parte das franquias. Isto é, você pode abrir desde um stand para venda de itens de maquiagem, um quiosque no shopping para oferecer design de sobrancelhas ou até uma grande clínica de estética.

Isso significa que o valor de investimento cabe no bolso de diversos tipos de empreendedores. Desde os que procuram por micro franquias baratas, até os que estão com o intuito de fazer parte de uma grande rede de franquias.

Então, se você é uma daquelas pessoas que deseja ajudar as pessoas à melhorar sua beleza natural, continue a leitura. Pois você vai conhecer a fundo as franquias de estética e beleza no Brasil.

Visão geral das franquias na área de beleza e estética

O mercado de beleza, assim como muitos outros, é altamente competitivo. Isso faz com que uma marca já consolidada no setor, tenha inúmeras vantagens, como possuir a confiança de muitos consumidores. Pois uma nova empresa precisa subir os degraus do reconhecimento, e se não houver um investimento significativo em propaganda e marketing, essa subida pode ser longa.

Não é que somente as franquias sejam boas opções de investimento. Abrir uma nova empresa ou atuar como um prestador de serviços autônomo, também são possibilidades que valem a pena considerar. Mas quando se fala em franquias, algumas características desse tipo de negócio, chamam atenção, tais como:

  • Uma marca já conhecida no mercado;
  • Experiência do franqueador, que vai compartilhar o Know How (conjunto de táticas que levam ao sucesso);
  • Modelo de negócio formatado e testado, que traz o benefício de evitar prejuízos financeiros e gastos desnecessários, que é algo comum de ocorrer em novos negócios;
  • Fornecedores homologados, com melhores margens de lucro.

No entanto, o fato de abrir uma franquia não significa que a concorrência será inexistente. Os concorrentes serão outras franquias, redes não franqueadas e profissionais autônomos.

Por esse motivo, é primordial se associar à uma marca que invista fortemente em marketing e publicidade. Além disso, inovar é fundamental. Assim, os consumidores serão sempre estimulados à frequentar a sua unidade, para cuidar da beleza.

A importância de um bom posicionamento de marca e ações eficazes de marketing, se aplica à todos os segmentos da indústria. Por exemplo:

  • Salões de beleza;
  • Centros de depilação;
  • Clínicas/centros de estética;
  • Especialistas em cuidados com a pele;
  • Manicure e pedicure;
  • Massoterapia;
  • Design de sobrancelhas;
  • Alongamento de cílios.

Alguns dos segmentos listados acima encabeçam o setor, em relação à receita gerada. Como por exemplo, os salões de beleza.

Projeções para o futuro do mercado de beleza

Projeções das franquias de beleza e estética

De fato, a previsão para a indústria de beleza e cuidados pessoais, para os próximos anos, é positiva. Os empresários do ramo podem esperar um aumento no faturamento, devido à alguns fatores:

  • Recuperação da economia – A previsão é que a economia brasileira se recupere nos próximos anos. Dessa forma, os rendimentos médios das pessoas tendem à crescer. Porque com mais dinheiro, os consumidores podem comprar mais produtos e contratar mais serviços;
  • Envelhecimento da população – De fato, as pessoas estão vivendo mais e isso favorece os negócios que oferecem cuidados com a saúde da pele. Por exemplo, tratamento antienvelhecimento, revitalização facial, entre outros.
  • Busca por qualidade de vida – A cada dia aumenta a preocupação e a busca pelo bem-estar e consequentemente por uma melhor qualidade de vida. De fato, as massagens terapêuticas exercem um papel importante nessa caçada. Portanto, houve o aumento da procura por massagens para fins estéticos, relaxamento, diminuição da ansiedade, estresse, dores e como paleativo para uma série de doenças.

Contudo, mesmo sendo um mercado altamente lucrativo, é necessário estar atento às mudanças de comportamento dos consumidores. Pois em alguns pontos, se parece com o setor de moda, onde as coleções mudam conforme as estações do anos e às novas tendências.

Só para exemplificar, até poucos anos atrás, as pessoas utilizavam cílios postiços somente em eventos importantes. Mas hoje em dia, o alongamento dos cílios fio a fio veio para ficar, e muitas mulheres passaram à investir mensalmente na beleza do olhar. Ou seja, o mercado está mudando constantemente e para faturar, é preciso se reinventar.

Lista de franquias na área de beleza e estética

Em seguida, confira 20 franquias que atuam no Brasil e que estão em franca expansão.

Franquias na área de beleza e estética: Buddha Spa

Os serviços de bem-estar e relaxamento são oferecidos com o propósito de despertar os 5 sentidos. Como por exemplo, banho de imersão, massagem ayurvédica, shiatsu, rejuvenescimento e revitalização facial, entre outras opções. O modelo de negócios é bem estruturado, permitindo que as unidades funcionem em shopping centers, condomínios residenciais e comerciais, além de outros locais. O investimento na unidade é entre R$ 80 mil e R$ 250 mil.

Disk Manicure

Essa é uma das poucas opções de franquias home based na área de beleza. O franqueado vai ao encontro das clientes, para realizar serviços de manicure, pedicure, escova e maquiagem. Para ser um franqueado é necessário optar por um dos planos de franquia disponibilizados. O investimento inicial fica entre R$ 4 mil e R$ 6 mil.

Depil Home

Fundada em 2011, a franquia promove serviços de foto depilação para homens e mulheres. Além disso, também oferece serviços de estética. Os tratamentos realizados possuem alta tecnologia, para garantir a eficácia nos resultados. O investimento depende do número de habitantes na cidade, onde a unidade vai funcionar. Com cerca de R$ 35 mil, já é possível ser um franqueado.

Franquias na área de beleza e estética: GoodVibe

A marca nasceu com o intuito de promover o bem estar de forma diferenciada. São oferecidos serviços de alta qualidade, para a melhoria da saúde e estética. O foco dos tratamentos é o emagrecimento e a redução da gordura visceral. O franqueado conta com apoio em todas as etapas da implantação do negócio, manuais operacionais, entre outros benefícios. O valor para ser um franqueado é a partir de R$ 400 mil.

Yes! Cosmetics

Atualmente, a rede de franquias tem mais de 100 unidades espalhadas em todo o país. As lojas comercializam produtos de higiene pessoal, maquiagem, itens de perfumaria e cosméticos. O franqueado pode optar por abrir uma franquia de quiosque, sala comercial ou loja. O investimento total é a partir de R$ 105 mil.

Franquias de produtos de beleza

Pello Menos

Fundada em 1996, a franquia Pello Menos conquistou um grande reconhecimento no ramo de depilação. A marca possui uma cera exclusiva, com registro no Ministério da Saúde. Todas as depiladoras passam por uma capacitação que dura quatro meses, entre aulas práticas e teóricas. Isso é para garantir o melhor atendimento para os clientes. O investimento inicial é a partir de R$ 325 mil.

Franquias na área de beleza e estética: Meta Real

Entre as franquias na área de beleza e estética, que são opções de micro franquias baratas, está a Meta Real. A marca oferece um método de realibitação alimentar, onde as pessoas conseguem emagrecer definitivamente e sem precisar ingerir remédios. O custo para abrir uma franquia varia entre R$ 33 mil e R$ 43 mil.

Água de Cheiro

A rede está presente no mercado de beleza, desde 1976. Desde então, abriu diversos quiosques e lojas em todo o Brasil. Ao todo, são quase 200 lojas em 25 estados. A marca está em busca de franqueados com espírito empreendedor e que queiram ter mais de uma loja. O preço para fazer parte da Água de Cheiro é a partir de R$ 81 mil.

Sobrancelhas Design

Com mais de 500 unidades não só no Brasil, mas também no exterior, a franquia Sobrancelhas Design alcançou um notório reconhecimento no mercado. A franqueadora oferece treinamento na matriz do grupo, avaliação do ponto comercial e prospecção de funcionários. O valor de investimento inicial é a partir de R$ 89,9 mil.

Franquias na área de beleza e estética: Emagrecentro

Uma das vantagens de ser um franqueado, segundo a marca, é o fato de ser o único tratamento de emagrecimento com garantia de resultados. Além desse tratamento, a Emagrecentro oferece serviços para redução de gordura localizada, celulite e flacidez. Como diferencial no franchising, a rede não cobra taxa de franquia. Com cerca de R$ 60 mil é possível abrir uma unidade.

Miss Pink

É uma marca nacional de maquiagens e cosméticos, que preza por manter um preço acessível e uma alta qualidade. Atualmente são cerca de 80 franqueados distribuídos pelo Brasil. O preço da franquia é em torno de R$ 25 mil e pode ser parcelado em 12x no cartão.

Garagem Barba Cabelo e Bem estar

Sua primeira unidade foi inaugurada em 2001, na cidade de São Paulo. Os serviços oferecidos nas barbearias são para tratamento e embelezamento de barba, cabelo, pele, corpo, mãos e pés. Se você está com o intuito de fazer parte da rede, saiba que o investimento é a partir de R$ 225 mil.

Franquias na área de beleza e estética para homens

Franquias na área de beleza e estética: Pink Lash

A extensão de cílios se popularizou, e a rede de franquias Pink Lash se tornou uma das grandes referências neste tipo de serviço. A marca está a procura de franqueados com bom nível cultural e sócioeconômico, facilidade de relacionamento interpessoal e habilidades para resolução de problemas. Esta é uma opção entre as franquias na área de beleza e estética baratas, pois o custo inicial é em torno de R$ 35 mil.

Esmalteria Nacional

A marca oferece um serviço diferenciado de manicure e pedicure. As unidades tem o conceito de Nail Bar. Atualmente são 140 unidades espalhadas em diversos estados brasileiros. O investimento inicial é a partir de R$ 38 mil e dá direito à um suporte completo da franqueadora.

Pele de Mel

O centro de depilação express está entre as franquias baratas de beleza. Além da depilação, as clientes também podem fazer limpeza de pele, micropigmentação, bambuterapia, drenagem linfática e outros tratamentos estéticos. O valor do investimento total é a partir de R$ 89 mil.

Franquias na área de beleza e estética: Salão Marly

Nascida na década de 70, na cidade de Curitiba/PR, a rede de franquias Salão Marly alcançou um grande crescimento. Os salões de beleza da rede possuem no mínimo 200m², para comportar uma grande estrutura com mezanino e salas espaçosas. Além disso, deve ter um estacionamento privativo. O preço para ter um grandioso salão da rede é a partir de R$ 300 mil.

Smart Spa

É um app de massagens e Spa que atua em todo o país. É possível se tornar um terapeuta Home, ou seja, trabalhar indo até à residência ou local de trabalho dos clientes, para realizar massagens de diversos tipos. Além disso, também oferece shiatsu, spa dos pés e atendimento em gestantes. É necessário investir cerca de R$ 26 mil.

Studio de Bronze

Trabalhando com bronzeamento orgânico, o Studio do Bronze utiliza uma técnica de evaporação que não mancha. A rede oferece aos franqueados, um treinamento exclusivo na sua sede, que fica localizada em São Paulo. O investimento inicial é a partir de R$ 16,9 mil

Magrass

A rede de emagrecimento saudável e estética, já atendeu mais de R$ 2 milhões de pessoas. O suporte completo garante ao franqueado, treinamentos na escola de empreendedorismo, campanhas de marketing o ano inteiro, etc. Para quem está com o intuito de investir em uma franquia Magrass, o custo é a partir de R$ 200 mil.

Lady & Lord

Presente no mercado há mais de 35 anos, a marca se consolidou com uma das maiores redes de salões de beleza do Brasil. Tem unidades presentes em 5 estados brasileiros. Além disso, a Lady & Lord possui um Centro de Formação de Profissionais. Há 3 formatos de franquia, mas também tem a opção de fazer a conversão de um salão de beleza já existente. O custo para ser um franqueado está entre R$ 120 mil e R$ 1,08 milhão.

Atenção ao investir!

Alguns dizem que o belo é o que dá alegria à vida. De fato, todos gostam de contemplar a beleza das coisas. E as pessoas também gostam não só de apreciar o belo nos outros, mas também se olhar e sentir que aquele é o seu melhor.

Esse é o grande negócio da beleza!

Conforme vimos, a indústria da beleza é bilionária. Sem dúvida, traz diversas oportunidades para faturar alto. Mas antes de reunir suas economias ou ir em busca de um financiamento, é essencial fazer suas pesquisas e revisar cuidadosamente a COF (circular de oferta de franquia). Além disso, estar atento à todas as informações dadas pela franqueadora.

Com toda a certeza, saber informações detalhadas sobre o suporte, custos iniciais e mensais, procedimentos, entre outras questões, é o que vai fazer com que você escolha a franquia certa. Assim, de acordo com os recursos financeiros que tem disponível e com seu perfil de franqueado, você conseguirá dar um passo na direção certa.

Para ver fotos, valores esmiuçados e conhecer mais sobre essas e outras franquias na área de beleza e estética, confira o nosso guia completo com franquias.

Todos os dados aqui mencionados (incluindo valores) foram divulgados pela ABF, fornecidos pelas franqueadoras ou retirados da internet no momento da postagem desta matéria. Por isso, é imprescindível, que se faça contato diretamente com a(s) franquia(s) mencionada(s), a fim de confirmar as informações.