A rainha dos cabelos que saiu da comunidade e fez fortuna

  • Compartilhe:
  • Publicado em
    Atualizado em
História da Zica Beleza Natural

Motivação, garra, determinação e ousadia são apenas algumas das características que a Zica Assis tem de sobra. Conheça e surpreenda-se com a história da Zica, empreendedora que inspira.

Nascida em uma comunidade no Rio de Janeiro, a cabeleireira e hoje grande empresária, mudou de vida radicalmente.

Poderia até ser uma daquelas histórias fictícias que vemos em filmes, mas essa é uma história real de uma brasileira. Ela construiu do zero uma empresa que rapidamente ficou conhecida.

Os tratamentos para relaxar e embelezar os fios cacheados e crespos, fez com que muitas mulheres pudessem desfilar por aí com suas belas madeixas, que ficaram bem tratadas e com efeito natural.

O salão de beleza Beleza Natural, assim que fundado pela Zica Assis, se destacou pelo tipo de serviço que oferecia e principalmente pela fórmula para cabelos cacheados/crespos.

Se você sonha em empreender e fazer a diferença, conheça a história da Zica, uma empreendedora que alcançou todos os objetivos, mesmo tendo uma realidade nada favorável.

História da Zica – Babá e faxineira

Nascida em uma família numerosa (eram 12 irmãos), com poucos recursos financeiros e moradora de uma comunidade no Rio de Janeiro, Zica Assis trabalhou durante algum tempo como babá e faxineira. Foi durante esse início de sua vida profissional, que ela se deparou com o fato de ter que alisar os cabelos para conseguir um emprego.

Naquela época os cabelos cacheados/crespos eram considerados “desarrumados”. Por isso ela teve que alisá-los.

Mas Zica não se conformou com essa situação e a partir daí começou uma busca incansável por uma fórmula que pudesse tratar os fios, sem que perdesse sua originalidade.

A fórmula

A busca por um produto incrível para o cabelo começou assim que Zica entrou para um curso de cabeleireiro.

A inqueitudade fez com a empresária não parasse até conseguir encontrar uma fórmula, que fosse eficaz para os cabelos cacheados e crespos.

Mas não pense que essa procura foi fácil e rápida. Ao todo foram 10 anos dedicados à pesquisas e testes.

Além disso, teve que contactar e convencer os varejistas à venderem as matérias-primas para ela. Pois só assim a Zica poderia criar seu próprio relaxante capilar.

Os experimentos foram um capítulo à parte. Zica testava as fórmulas nela própria. Com isso, viu seus cabelos caírem aos tufos, além de ter resultados desastrosos também no couro cabeludo.

Seu marido, preocupado com ela, já não apoiáva mais essas “experiências”. Por esse motivo, Zica passou à testar no cabelo do seu irmão mais novo, que na época tinha apenas 9 anos de idade.

Durante esse tempo, Zica tornou-se uma profunda conhecedora de cabelos crespos, cacheados e ondulados.

História da Zica – O início do sonho

Zica no início do Beleza Natural

Em 1993, após muito empenho, estudo e testes mal-sucedidos, finalmente Zica Assis conquistou seu objetivo: lançar a fórmula ideal, o super relaxante!

No entanto, ainda faltava um longo caminho para percorrer. A próxima etapa era montar um salão de beleza, para que o super-relaxante pudesse transformar o cabelo de muitas mulheres.

O plano foi vender o carro de seu marido, Jair Conde. Além disso, o seu irmão, Rogério Assis, participou do empreendimento com algumas economias que possuía. Para concluir, sua amiga Leila Velez se juntou à eles, e os quatro juntos abriram o primeiro salão.

Nenhum dos quatro tinha experiência na montagem e administração de uma empresa iniciante. Na época, seu irmão e sua amiga Leila eram funcionários do Mc’Donals. Já seu marido era taxista.

O salão foi montado e batizado de Beleza Natural.

A hora de fazer acontecer

Zica Assis é fundadora e Leila Velez é co-fundadora do Beleza Natural

O dinheiro era apertado e muito dele já havia sido colocado para abertura do salão. Por isso não havia como investir em publicidade.

Foi aí que eles tiveram a idéia de fazer o marketing de guerrilha, colocando pequenos pôsteres dentro dos ônibus que circulavam dentro do bairro.

Como resultado, começaram à chegar as primeiras clientes. O sucesso foi estrondoso, pois o boca a boca fez com que filas se formassem do lado de fora do salão.

O horário de atendimento foi ampliado. Quando Zica chegava no salão, já haviam clientes esperando na porta. Muitas delas chegavam com até 2 horas de antecedência.

História da Zica – Expansão

Recepção do salão Beleza Natural

Em 1995 o espaço já não comportava o atendimento às clientes e por isso a segunda unidade foi aberta. Mas antes disso, o primeiro salão já havia se mudado para um lugar maior.

Em 2005, o Beleza Natural teve o apoio da Endeavor e em 2013 recebeu um investimento de R$ 70 milhões da GP Investiments, para o plano de expansão de 120 lojas.

Em resumo, desde que foi fundada, a companhia não parou de crescer. Atualmente há institutos de beleza nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Espírito Santo. Já os quiosques de produtos estão presentes em diversos pontos do Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo.

Isso representa mais de 25 institutos em operação, que juntos atendem mais de 130.000 clientes por mês.

E além do Brasil, a marca recentemente expandiu para terras americanas. No fim de 2018 foi inaugurada uma filial em Nova York, nos Estados Unidos. A loja tem capacidade para atender em torno de 400 clientes por semana.

O império do Beleza Natural

Zica, junto com os outros empreendedores do negócio, conseguiu transformar o sonho de tratar os fios e polir os cachos, em um negócio altamente lucrativo e que emprega milhares de profissionais.

Conforme vimos nessa história de superação, a marca Beleza Natural começou com um pequeno e simples salão, até que tornou-se uma rede de institutos de beleza, espalhados em diversos estados brasileiros.

Além dos tratamentos para os fios, também passou à vender diversos produtos capilares. Por exemplo, xampus, condicionadores, máscaras de tratamento, finalizadores, etc.

Sem dúvida, o sucesso dos cosméticos home care foi notório, tanto que a marca expandiu e hoje possui quiosques que vendem a linha de produtos de fabricação própria, que também leva o nome da marca.

História da Zica criadora do super relaxante
Os institutos chamam atenção por sua estrutura grandiosa.

 

Produtos exclusivos Beleza Natural
Os institutos do Beleza Natural também vendem a linha exclusiva de produtos capilares.

 

Quiosque de produtos para cabelo
Os quiosques da marca são abertos em shoppings centers e centros comerciais.

 

Sócios e integrantes da história da Zica Assis
Leila Velez, Zica Assis, Rogério Assis e Jair Conde, juntos, tornaram o Beleza Natural uma das maiores marcas de beleza do país.
Todos os dados aqui mencionados (incluindo valores) foram divulgados pela ABF, fornecidos pelas franqueadoras ou retirados da internet no momento da postagem desta matéria. Por isso, é imprescindível, que se faça contato diretamente com a(s) franquia(s) mencionada(s), a fim de confirmar as informações.