As 20 microfranquias mais baratas para empreender

  • Compartilhe:
  • Publicado em
Lista das microfranquias mais baratas do Brasil

O franchising é uma das partes mais importantes do cenário empresarial não só do Brasil, como também em outros países. A grande vantagem de empreender no franchising é poder ter um negócio próprio (tchau patrão!) sem ter que lidar com todas as questões que envolvem uma empresa. Por exemplo, legalização, elaboração de sistemas financeiros, criação de marca, publicidade, entre outros pontos. Isso ocorre porque o franqueador é uma espécie de parceiro experiente e totalmente preparado, para te ajudar à chegar ao sucesso. Afinal, ele sabe o caminho exato à trilhar. E uma boa notícia para quem deseja empreender no franchising, mas não dispõe de muito dinheiro é a possibilidade de investir nas microfranquias mais baratas do Brasil.

Se por um lado, aderir à um modelo de franquias pode ter custos maiores, quando comparados à montar um negócio do zero. Por outro lado, o valor costuma compensar todo o tempo e energia que o empreendedor teria que demandar, para aprender sobre todas as fases do negócio.

O custo para ser um franqueado tem grandes variações, pois depende de inúmeras questões. Por exemplo, se será uma loja física ou uma operação home office, se o franqueado vai trabalhar sozinho ou vai contratar uma equipe, etc.

Sem dúvida, esses e outros custos fixos e variáveis, vão impactar diretamente no valor que você precisa para o investimento inicial e para capital de giro.

Microfranquias são alternativas vantajosas

A microfranquia é um formato de negócio que aplica os mesmos fundamentos do franchising tradicional para empresas muito pequenas, que vendem diversos tipos de produtos ou serviços.

De fato, as microfranquias muito baratas tem ajudado inúmeras pessoas à saírem do desemprego. Além disso, à tornarem real o sonho de ter o próprio negócio.

As áreas de atuação são inúmeras. Como por exemplo, carrinhos de comida, quiosques de café, serviços de limpeza, vendas online, além de outros produtos e serviços de baixo custo e com grande demanda.

Isto é, com um investimento pequeno, é possível se tornar um microfranqueado e usufuir de um modelo de negócios comprovado.

Decerto, ao operar sob uma marca conhecida e contar com um suporte, o franqueado terá o cenário “perfeito” para trabalhar e alcançar resultados. Aliás, é bom ressaltar que o trabalho duro e diário será do franqueado. Ou seja, abrir uma das microfranquias mais baratas não é garantia de alta lucratividade.

Portanto, trabalhar com afinco e motivação será essencial para se tornar um microfranqueado de sucesso. Com toda a certeza, essa é a única forma de realmente usufruir dos benefícios deste tipo de franquia. Entre as vantagens das microfranquias, podemos destacar:

  • Ter a orientação do franqueador, sempre que surgir problemas e questões diversas;
  • Estratégias de marketing bem definidas e comprovadas. Geralmente as ações são feitas a nível nacional, enquanto cada franqueado fica responsável pela divulgação da sua própria unidade. Campanhas de marketing e publicidade feitas nacionalmente ajudam à fortalecer a marca e aumentar as vendas de toda a rede;
  • Treinamento inicial e, em algumas franquias, são oferecidos treinamentos constantes;
  • Suprimentos à bons preços. Isso ocorre porque as compras são feitas pelo grupo de franqueados. Quanto maior o pedido, melhores são os preços e condições de pagamento. Ou seja, favorece a margem de lucro.

Porque as microfranquias conseguem ser muito baratas?

Só para ilustrar, há franquias que custam a partir de R$ 1 mil, R$ 2 mil, R$ 3 mil… Mas e afinal, como isso é possível? Qual é a diferença dessas franquias para outras que custam alguns milhares de reais (e até milhões!).

Se você fizer uma pesquisa sobre os custos para abrir uma franquia, vai ver que há uma enorme lacuna entre as marcas. Enquanto umas são muito baratas, outras, em alguns casos, necessitam até de financiamento.

Sem dúvida, a razão para isso está na estrutura do negócio. Por exemplo, ter uma loja no shopping vai custar bem mais caro, do que trabalhar em casa utilizando apenas um computador e acesso à internet.

Existem diversos itens inclusos no investimento inicial. Os principais são:

  • Taxa de franquia;
  • Custos de instalação;
  • Capital de giro;
  • Luvas para locação de uma loja;
  • Eventuais obras e reparos;
  • Móveis e equipamentos;
  • Materiais de escritório e suprimentos;
  • Estoque (franquias de varejo).

No entanto, no caso das micro franquias muito baratas, estão presentes pouquíssimos itens da listagem acima. Isso acontece porque geralmente são franquias home office ou home based, onde o franqueado trabalha em casa ou vai até a casa do cliente. Ou seja, é uma operação com custos baixos. Significa que:

  • Não requer construção ou locação de um ponto comercial;
  • Não precisa contratar funcionários;
  • Não há gastos com locomoção até o local onde a franquia está operando;
  • Não existe treinamento presencial, mas sim online.

Lista das microfranquias mais baratas do Brasil

Conforme vimos, as micro franquias são empresas credenciadas à uma marca, que também possui todas as características do sistema de franchising, mas que oferta a possibilidade de um investimento menor.

Em seguida, confira a lista das micro franquias mais baratas e populares. Cada uma tem suas peculiaridades, valor de investimento e forma de trabalho. Portanto, entre em contato com as marcas e faça uma pesquisa minuciosa antes de “bater o martelo” e assinar com uma franqueadora.

Microfranquias mais baratas na área de turismo

As franquias mais baratas de turismo

CI Intercâmbio: Atualmente são mais de 130 unidades não só no Brasil, mas também no exterior. O modelo de franquia barata é o Home Office, onde não há a necessidade de um imóvel comercial, nem a contratação de uma equipe. O valor de investimento é em torno de R$ 3,3 mil.

TZ Viagens: A rede de franquias atua no mercado ocomercializando pacotes turísticos, voos, hotéis, traslados, ingressos, passagens aéreas, entre outros produtos. Assim como na opção de franquia acima, o franqueado pode trabalhar sem sair de casa, apenas tendo um computador e acesso à internet. O custo é a partir de R$ 4,9 mil.

Amaze Travel: A marca é um braço da CI Intercâmbio, e é especializada em viagens de formatura e viagens esportivas. Os modelos de franquia disponíveis são home office, corner/escritório e loja. O perfil de franqueado desejável é de pessoas que se identifiquem com a marca, tenham disponibilidade para aprender e espírito empreendedor. O investimento é a partir de R$ 4,5 mil.

Área de educação

Franquias baratas de educação

Sigbol Fashion: Se você está com o intuito de investir em franquias no ramo de educação e moda, a Sigbol Fashion é uma alternativa. Com cursos de confecção e modelagem, criação, design e outras especializações, a rede oferece o modelo de franquia com escola de 20m² e sem a necessidade de ter funcionários. Para ser um franqueado, o valor é a partir de R$ 20 mil.

Meu Dever de Casa: Com um método de estudo diferenciado, os alunos vão usufruir de técnicas que fazem com que o processo de aprendizagem seja muito mais eficaz. Para fazer parte da marca é preciso gostar de trabalhar com crianças e jovens, ter tempo para se dedicar ao negócio, facilidade de comunicação, entre outras características. O franqueado investe cerca de R$ 6 mil.

IEV – Instituto de Especialização em Vendas: O IEV foi fundado em 2014, com o propósito de transformar o mundo através das vendas. Entre os cursos oferecidos aos alunos, está a especialização em vendas e gestão de equipes comerciais. Além disso, também promovem workshops, congressos, etc.  O investimento inicial é em torno de R$ 12 mil.

Microfranquias mais baratas na área de beleza e saúde

Franquias baratas de beleza e saúde

Disk Manicure: Já pensou em oferecer serviços de beleza em domicílio, com o respaldo de uma marca conhecida no mercado? Pois essa é a maneira como os franqueados da Disk Manicure atuam. Os serviços oferecidos são de manicure, pedicure, escova e depilação. O valor do investimento é cerca de R$ 14,5 mil.

Pink Lash: A extensão de cílios está cada vez mais popular entre as brasileiras, e esse é um dos motivos para o sucesso da franquia Pink Lash, que possui um método único. O franqueado terá uma rentabilidade de até 40% ao mês. A partir de R$ 35 mil é possível fazer parte da rede de beleza.

Barela: É especialista em planos de saúde e odontológicos individuais, para famílias e empresas. Além disso, também fornece seguros de vida, pessoais e empresariais. A franquia Barela oferece treinamento, suporte operacional e comercial, sistemas de gerenciamento, entre outros benefícios. Com R$ 10 mil você se torna um franqueado e pode trabalhar home office.

Área de comunicação e marketing

Franquias baratas de comunicação e marketing

PremiaPão: A marca nasceu em 2015 e conquistou espaço na área de propaganda. A micro franquia de publicidade no saco de pão tem mais de 130 franquias presentes em todo território brasileiro. Os saquinhos são distribuídos gratuitamente nas padarias parceiras. Já os consumidores concorrem à diversos prêmios ofertados pela PremiaPão. O custo para ser um micro franqueado é de R$ 9,25 mil.

Echosis: Atuando no mercado de marketing digital desde 2010, a franquia Echosis disponibiliza o modelo de negócio home based. O papel do franqueado é comercializar os serviços de geração de leads, social media, produção de conteúdo, marketing de automação, entre outros. Não é preciso ter experiência na área, pois a rede dá um treinamento completo. O valor de investimento é a partir de R$ 19,9 mil.

Louyt: A marca já recebeu diversos prêmios, entre eles o Selo de Excelência em Franchising nos anos 2018 e 2019, promovido pela ABF. Os franqueados poderão oferecer diversas soluções para empresas locais, como por exemplo, chatbot, landing pages, customer data, redes sociais, etc. Para se associar à marca, o valor é a partir de R$ 19,5 mil.

Microfranquias mais baratas na área de venda de produtos

Opções de baixo custo na área de venda de produtos

Ylaii: A marca trabalha com jóias maciças e jóias folheadas. Entre os motivos para fazer parte da rede está o rápido retorno do investimento e comissionamento sobre vendas sem estoque. Os modelos de franquia são home office, loja showroom e quiosque. O valor da microfranquia é a partir de R$ 699,99.

Brechó Agora É Meu: A rede de franquias comercializa roupas novas e usadas de marcas consagradas, por valores até 80% menores. Além do formato convencional de loja, é possível trabalhar com vendas direta. O preço para ser um franqueado do Brecho Agora é Meu é a partir de R$ 5,9 mil.

O Rei das Capinhas: A empresa foi fundada em 2010 e até hoje tem uma forte presença no ramo de venda de cases e películas para smartphones e tablets, fones de ouvido, cabos, carregadores, entre outros. O franqueado contará com suporte operacional, comercial e financeiro. O preço para abrir uma franquia home based, que é a opção mais barata, é em torno de R$ 8,9 mil.

Área de serviços

Franquias de serviços de baixo custo

Crossfut: Oferece saúde, performance e bem-estar para os alunos, através de treinamentos funcionais de alta intensidade, com movimentos específicos para o futebol. As aulas são realizadas ao ar livre, como por exemplo em parques e praças. A franquia é uma opção para profissionais da área de educação física. O custo para ser um franqueado é de R$ 1,5 mil.

Limpeza com Zelo: Os serviços prestados são limpeza residencial e comercial, além de customização para condomínios. O franqueado não precisa ter experiência para atuar neste ramo. O custo para ter uma franquia é baixo, já que há o modelo home based, ou seja, sem a necessidade de ter um ponto comercial. O valor de investimento é a partir de R$ 10,5 mil.

Cebralog: Ainda na área de serviços está a franquia Cebralog, que atua no mercado com cursos, consultoria e treinamento in company. A rede surgiu há mais de 18 anos e desde então se consolidou no mercado, por ser especialista em todas as áreas de Supply Chain, logística, comércio exterior e manufatura. A partir de R$ 4,5 mil é possível tornar-se um franqueado.

Microfranquias mais baratas na área de tecnologia

Micro franquias na área de tecnologia

RCKY: Se você possui conhecimento em informática e gosta de lidar com o público, a franquia RCKY pode ser uma alternativa. Com mais de 25 anos de experiência, a marca atua oferecendo softwares para gestão de varejo e consultoria estratégica. O franqueado atenderá uma ampla gama de empresas. Como por exemplo, restaurantes, lojas de roupas, supermercados, conveniências, etc. Para ser um franqueado, o custo é em torno de R$ 7,5 mil.

Ceofood: Criado em 2017, o aplicativo de comida delivery já está presente em 16 estados brasileiros, através das mais de 120 franquias operantes. Uma das vantagens de se associar à marca é a renda recorrente e a alta lucratividade. O papel do franqueado é prospectar restaurantes de sua localidade, para que eles estejam no app. O valor para investir no modelo da franquia home office é R$ 7,9 mil.

Todos os dados aqui mencionados (incluindo valores) foram divulgados pela ABF, fornecidos pelas franqueadoras ou retirados da internet no momento da postagem desta matéria. Por isso, é imprescindível, que se faça contato diretamente com a(s) franquia(s) mencionada(s), a fim de confirmar as informações.