O que esperar de um suporte de franquia – Esteja atento à isso!

  • Compartilhe:
  • Publicado em
O que esperar do suporte do franqueador

Com toda a certeza, um dos maiores motivos para abrir uma franquia, ao invés de se aventurar sozinho no mundo dos negócios, é contar com o suporte de franquia.

O suporte oferecido pelo franqueador dá ao franqueado, a segurança do trabalho em equipe. Pois por mais que o franqueado seja responsável pela gestão financeira e operacional da franquia, além de outras funções. Quando existe um suporte eficaz, todas as questões inerentes à unidade franqueada, contam com a experiência e o respaldo do franqueador, que tem experiência no ramo e já conhece o caminho a ser trilhado para o sucesso.

As vantagens de um suporte eficaz é bom para ambos, franqueado e franqueador, já que o propósito é o crescimento da franquia.

Além de atender as solicitações do franqueado, é importante que a equipe de suporte esteja motivada e engajada para garantir um suporte ativo. Isso faz com que haja um alto nível de comprometimento dos franqueados.

Um sistema de suporte que funciona, traz resultados positivos e fortalece os negócios, não só para o franqueado, como também para a franqueadora.

O que observar antes de assinar um contrato de franquia

Se você está buscando uma marca para se associar, analise minuciosamente o que a franquia pretendida tem a oferecer.

Converse com o franqueador e com as outras pessoas que fazem parte da marca. Ou seja, com os demais franqueados.

Aliás, a opinião dos outros franqueados é essencial, para que se possa definir qual é o nível do suporte fornecido. Pois eles tem a experiência de lidar com o franqueador no dia a dia.

Além disso, verifique se o informado pela rede consta no contrato.

Como saber se o suporte da franquia é bom

Em seguida, confira o checklist do que você deve observar quanto ao suporte de franquia, antes de tomar sua decisão.

  • Os franqueadores são profissionais com experiência no setor?
  • Há quantos anos os franqueadores atuam neste mercado?
  • Há quantos anos existe a franquia?
  • A equipe de suporte é numerosa o suficiente para conseguir atender à todos os franqueados?
  • As campanhas publicitárias costumam trazer aumento nas vendas?
  • Os principais itens comercializados sempre constam no estoque vendido pelo franqueador?
  • A equipe de suporte é solícita quando ocorre algum problema inesperado?

Suporte de franquia: Serviços fundamentais

  • Programa de treinamento;
  • Apoio na seleção do melhor local possível, para funcionamento da franquia;
  • Plano e campanhas de marketing e publicidade;
  • Manual de operações abrangente;
  • Suporte contínuo;
  • Reuniões e conferências online ou presencial (a depender do modelo de operação).

Conclusão

Agora você já sabe como constatar se o suporte é realmente eficaz. Assim será mais fácil e simples identificar as melhores marcas para investir.

No entanto, vale ressaltar que além do suporte da franquia, é essencial que você se identifique com o ramo de atuação e o tipo de negócio. Pois ainda que não seja um pré-requisito, que o franqueado tenha experiência prévia no setor, é desejável que se tenha identificação, para que a gestão da franquia ocorra de uma forma mais fluida.

Outra razão para que seja um ramo pelo qual você seja apaixonado, é que haverá facilidade em compreender as atividades do dia a dia da franquia, e assim ser um franqueado de sucesso.

Por fim, vale ressaltar mais uma vez que, é crucial que os futuros franqueados busquem o máximo possível de informações, antes de efetivar a parceria de negócios.

Todos os dados aqui mencionados (incluindo valores) foram divulgados pela ABF, fornecidos pelas franqueadoras ou retirados da internet no momento da postagem desta matéria. Por isso, é imprescindível, que se faça contato diretamente com a(s) franquia(s) mencionada(s), a fim de confirmar as informações.